Alfaces na varanda

Comprei uma embalagem que continha um vaso pequenino com dois pés de alface plantados. Um verde e outro roxo. Tinha de as manter dentro de um vaso (que adquiri) e a terra húmida, de preferência à sombra. Não tenho varandas abertas, por isso coloquei o vaso ao lado da janela da cozinha, onde posso controlar o sol e a humidade. Tenho-as regado e vou tirando uma folha de cada vez para encamar nas minhas sandocas de carne ou queijo. Os talos vou dando ao me canário, que adora. Acho uma delícia e há 3 semanas que se mantêm frescas que nem alfaces.

Diz assim: «A origem da alface não parece ser muito clara, embora alguns autores afirmem que é proveniente da Índia.
TEMPERATURA
A alface é uma cultura de clima frio (5 º C - 30 º C), com uma temperatura ideal para o seu correcto desenvolvimento a situar-se entre os 15 º C a 25 º C.
Deve ser plantada no início da primavera ou final do verão, uma vez que as altas temperaturas impedem o seu crescimento, provocando inclusivamente folhas amargas e plantas espigadas.
TERRENO
O solo deve ser leve, permeável e possuir matéria orgânica em abundância.
Caso necessite de fertilizante, aconselhamos a sua aplicação numa área delimitada, destinada inicialmente a cerca de 20 alfaces, com o objectivo de ir escalonando o cultivo através de plantações quinzenais para evitar desperdícios.
SEMENTEIRA E PLANTAÇÃO
Se ainda não efectuou a sementeira das alfaces, ainda vai a tempo.
A melhor forma de semear alfaces é através de tabuleiros de germinação, com posterior transplantação das mudas para a horta.
Para facilitar, pode evitar a sementeira adquirindo as mudas de alface nos viveiros locais, normalmente não são dispendiosas.
A distância de plantação em local definitivo deve ser de 30 cm entre filas e de 20 a 30 cm entre plantas.
REGA E COLHEITA
As alfaces gostam de regas ligeiras e frequentes para um bom desenvolvimento.
Devemos ter em conta que excessos de água, especialmente em solos pesados, levam ao aparecimento de doenças na planta, crescimento lento e queimadura das margens das folhas.
A duração do cultivo situa-se entre os 20 a 90 dias, sendo que no Verão, com cerca de 20 dias, já iremos dispor de alfaces prontas para consumir.
CONSERVAÇÃO
Devido ao seu alto teor em água, 94.9 %, não há nenhum método eficaz para preservar a alface durante um longo período de tempo.
Para armazenar a alface, lave-a, escorra a água, seque-a e coloque-a num saco de plástico dentro do frigorífico. O tempo de conservação é variável de espécie para espécie (entre 3 a 7 dias).
Evite colocá-la junto de maçãs, pêras ou bananas. Estas frutas libertam gás etileno, um agente natural de amadurecimento que irá provocar manchas castanhas e a rápida decadência da alface.
VALOR NUTRITIVO
A alface é um alimento que oferece poucas calorias devido ao seu alto teor de água.
Quanto ao seu conteúdo de vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, B e C.
A alface contem uma considerável quantidade de betacaroteno, cálcio, ferro e potássio e combate os agentes oxidantes, responsáveis pela formação dos radicais livres, que podem causar cancro. Quanto mais escura for, mais betacaroteno terá.

2 comentários:

Unknown disse...

Além de ter alface sempre fresquinha, tem a certeza de não terem pesticidas. E ainda tem o vaso a enfeitar a janela!
Beijinhos e desejos de uma optima semana!

Unknown disse...

Além de ter alface sempre fresca, não tem pesticidas e ainda enfeita a janela!
Boa semana.