Creme de alho francês



Como já contei, temos uma bichinha, carnívora, que não aprecia mesmo nada a comida de plástico, ou seja, de lata ou da seca porque a habituámos à caseirinha. Por um lado, pensamos ser mais saudável e por outro mais económica. Culpa nossa, alimentar a nossa amiga com peixe, ou frango ou vaca, o equivalente a um cubo 2x2 cm, que é o suficiente para ela. Uma colher de sopa de massa e uma mistura de nabo, brócolos e couve flor partido miudinho e misturado na massa, tem sido a alimentação básica da nossa Bi. Mesmo em férias ...
Esta introdução para afirmar que aproveito quase sempre o caldo onde cozeu a carne de vaca, que adquirimos sempre da seca (da aba). Não leva sal. O caldo descansa na panela durante o tempo suficiente para ficar frio (1). A seguir é passado por uma peneira. O que fica retido é puro colesterol, placas de gordura que entopem as nossas veias (2). O caldo transparente obtido utilizo para fazer uma sopa (3) ou guardo no congelador, em saquinhos.
Então vamos ao creme de alho francês que saiu divinal. O tradicional leva natas, manteiga, coisitas que evito numa sopa. Como tal, para ficar gostosa, usei o caldo da carne cozida da nossa Bi.
Adquiri num Hiper por dois euros, um pedaço de abóbora (1€) e um molho de 8 alhos franceses de tamanho pequeno (1€), que prefiro por serem mais tenros, menos indigesto e também desperdiçar pouco. Batatas pequenas descascadas, de assar no forno eram as que eu tinha e utilizei 10.
Levei ao lume uma panela com um fundo de azeite - meia concha de sopa - e juntei os alhos franceses, as batatas e a abóbora cortados aos pedaços pequenos (4). Tapei e cerca de 15-20 minutos estiveram em lume médio, de vez em quando sacudidos para misturar aromas. O caldo estava ao lado, quente e foi sendo acrescentado às conchas, até acabar. Seria um pouco mais de 1 litro.
Quando estava tudo cozido, triturei com a varinha mágica na velocidade máxima (5). Acrescentei sal, apenas o suficiente para avivar o sabor.
Nada de natas nem de manteiga. Ficou muito saborosa. E nutritiva.
Posted by Picasa

Sem comentários: