Ganso redondo de vaca aliado a poupança de energia, cozinhado saudável e rapidez


Ganso redondo é uma peça com uma característica própria - um pedaço de carne sem peles nem gorduras, considerada uma carne "seca", que cozinho porque Marido gosta.
É em geral grande. Compro metade da peça e geralmente ultrapassa o quilo e meio. Cá para casa, dá resultado, porque guardo em saquinhos individuais e mais tarde é só retirar a dose, descongelar e aquecer, para quando não há tempo ou pachorra para ir cozinhar. Com massa, arroz, puré de batata, isto sim feito na altura, mais uma salada verde e está uma refeição pronta.

Geralmente tem de ser feita na panela de pressão para cozer bem. Leva cerca de 40 minutos a partir do início da fervura em lume médio e a seguir baixo para lume mínimo.

Uso courgette, alho francês, alhos, maçã reineta, cenoura, tomate inteiro e cebola, como legumes -cama onde a carne é cozida.
Sal, molho inglês, vinho branco, azeite, pimentas em grão, salsa e folha de louro, os temperos com que salpico a carne.
Uso uma panela de pressão grande (4,5 l).

Passado o tempo cronometrado, apago o lume e deixo uns minutos a perder pressão naturalmente.
A seguir, abro a panela já sem pressão e retiro a carne para cima de uma tábua, deixo arrefecer um pouco e a seguir corto em fatias.
Retiro a folha de louro e trituro os legumes, a salsa e as pimentas. Fica tudo em puré. Provo de sal.
Para guardar no congelador, calculo a dose individual de carne (cerca de 180 g) coloco dentro do saquinho para congelar e com uma concha meço e distribuo o molho-puré em quantidade suficiente para mais tarde cobrir um pouco a massa, o arroz ou o puré de batata. Dá para meia dúzia de refeições individuais.


Dica: Se o ganso redondo não for muito grande, é tenro suficiente para poder cortar-se em fatias para grelhar. Nunca experimentei. Faço sempre estufada.

Posted by Picasa

Sem comentários: