Geleia de marmelo

Agora, a confecção da geleia:
As cascas e os caroços dos marmelos foram colocados numa panela e foram cobertos com água. Levei ao lume e juntei 3 paus de canela.
Deixei ferver durante 1 hora em lume brando.
Passei a calda por um passador de pano (*), medi num copo e juntei a mesma quantidade de açúcar. Mexi e voltou ao lume até obter o ponto certo (cerca de 210 graus centígrados, medidos com o pesa xaropes) ou, na ausência deste utensílio tão necessário à confecção de pontos de açúcar, vai a olho mesmo. A partir de mais ou menos 45 minutos, fui observando a consistência, que deve ser idêntica à do mel. Esta geleia ficou um pouco mais de tempo a ganhar uma consistênca mais sólida, tipo rebuçado mole, porque é assim que Marido gosta. Deu geleia para dois frascos. Assim que os enchi, tampei-os e virei-os ao contrário até arrefecerem.
Depois foi provar. Torrei fatias finas de pão (tinha de Castelo Branco, oferta da minha amiga Jolie), barrei e saboreamos. Acompanho quase sempre com um bom café com leite, sem açúcar.

(*) Dica: Há à venda nas Lojas dos Chineses uns passadores para coar o nosso tradicional café de cafeteira. São em pano branco, tipo flanela, com aro e pega de plástico. São duráveis. São baratos. Bem lavados com sabão azul e branco, são óptimos para passar as caldas para geleias.

Dica 2: Nunca mexer o preparado para a geleia para evitar que o polme de marmelo ainda existente na casca se solte e torve o líquido. Uma geleia deve ficar TRANSPARENTE.

Sem comentários: