Marmelada, de novo

Os Marmelos são da Serra da Lousã. Não foram muitos, mas eram sãos. Fiz meia dúzia de tacinhas de marmelada, com a preciosa ajuda de Marido para os esmagar. Não deu muita marmelada, foram só 2 quilos e seiscentas de marmelos depois de descaroçados e descascados. E ainda por cima ofereço uma e outra aos mais amigos... Já só me restam duas. A receita é sempre a mesma. Já aí está uma escrita. Mas posso repetir.

Lavei os marmelos muito bem lavados. Com uma faca bem afiada, descasquei-os e cortei-os em 4 pedaços. Tirei-lhes, a direito, os caroços e fui deitando este desperdício para dentro de um alguidar com água e sumo de limão, para evitar que escurecessem muito. Reservei as cascas e os caroços dentro de uma panela, para a seguir fazer a geleia.

Pesei. Eram cerca de dois quilos e seiscentas de fruto. Coloquei num tacho grande os marmelos, a casca de 1 limão, dois quilos e seiscentas de açúcar amarelo e duas chávenas de água. Envolvi com a ajuda de uma colher de pau e levei ao lume, brando.

Quando começou a baixar de volume e quase a ferver, mexi, com cuidado o preparado para não me queimar. Aos cerca de 40 minutos, pedi auxílio a marido, para bater e espremer contra o fundo do tacho, a confecção fervente. Não uso a trituradora ou varinha mágica. Gostamos dos grumos do marmelo na marmelada, quando a estamos a degustar. Depois foi continuar atenta ao ponto necessário - o de estrada. Quer dizer, ir mexendo e observando se já abre estrada no fundo do tacho. Eu costumo retirar uma colher de doce para um pratinho, deixo arrefecer e depois passo o dedo no centro. Se a «estrada» aberta com a passagem do indicador ficar aberta, passo o pleonasmo, o doce está pronto. E sempre dá para irmos chupando o dedo, a ver se está doce :). Estando o ponto encontrado, é só colocar conchas de doce em tigelas pequenas, sobre um tabuleiro e deixar que arrefeçam, para endurecer. Quem puder pôr ao Sol, durante uns dias, essas tigelas, faz com que o doce ganhe uma película rija, que o protege de micro organismos. Se tal não é possível, façam o que eu fiz, coloco película aderente bem aderente e guardo (por pouco tempo) em local escuro.

Tal como a geleia, gostamos de torradas caseiras com marmelada espalhada por cima e um cafezinho coooooom leeeeeeite, como se ouvia dizer Ana Bola na interpretação da senhora condença, um boneco , em tempos. E como é bom!

Mães, Tias, Avós, façam doces em casa. O único conservante que utilizam é o açúcar. Fica um cheirinho bom na cozinha. Habituemos as nossas crianças aos lanches tradicionais do século passado. Doces caseiros, pão e leitinho. Não existiam crianças diabéticas nem obesos como actualmente. Velhos tempos :).

Sem comentários: