Cá em casa é uma «Tomatada à moda da Suzete»


Com tomate assim, não há dona de casa que não preste como cozinheira.
Estava na altura de fazer uma tomatada à moda da senhora minha mãe. Tinha tudo em casa, o prato é simplicíssimo e bastante agradável, para além das vitaminas e proteínas e «outras coisitas mais» que inclui a receita.
Fiz assim: Arranjei o tomate (três idênticos ao da foto para duas pessoas), lavei-o e retirei o que não era pele. Depois cortei às fatias. Não tirei a pele porque estes não foram criados com agro-tóxicos, só com o amor dos agricultores e água da nascente.
Num tacho coloquei duas boas cebolas, das nossas, picadinhas, em fundo de azeite e deixei cozer um pouco, com o tacho tapado. A seguir juntei uma colher de sobremesa de alho em pó e uma folha de louro. De seguida, o tomate, sal q.b. e uma pitada de açúcar. Mexi, tapei e deixei o tomate cozer um pouco.
Quando já tinha reduzido o volume, deixei o tacho destapado para apurar e perder um pouco de líquido, mas não todo. À parte, bati 4 ovos com uma colher de sobremesa de salsa picada seca.
Assim que o tomate cozeu, juntei os ovos, mexendo sempre, sem deixar secar. Porque esta tomatada vai degustar-se em cima de fatias finas de pão tipo Mafra, torrado ou na ausência deste podem ser tostas mesmo. Precisa de algum líquido, para ensopar o pão.
E é só. Fácil, barato e de elevado valor nutricional. As pessoas do antigamente alimentavam-se muito bem sem gastar muito dinheiro, mesmo não tendo tantos conhecimentos como os que hoje se obtêm e com muito menos poder de compra.
Prá mesa!
_______*_______
Desde pequena que recordo, em tempo de tomate, a senhora minha mãe fazer este prato. Eu trouxe-o no enxoval e faz parte da nossa tradição culinária.
Informação nutricional buscada na NET: O tomate é um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. O tomate possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente monoinsaturada. O teor de licopeno aumente de 13 para 70% se o tomate for cozinhado nesse tipo de gordura, como o azeite.

2 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

Uma receita "dos tomates"!!!

Obrigado pela partilha, irei experimentar...

Guidinha Pinto disse...

Pode crer que é:).
Obrigada pela visita e comentário.