Tarte de figos e amêndoas no «Crisp»

Lá na Serra, aquando de férias em Setembro, meu tio Manuel que estava de férias veio fazer-nos uma visita. Na mão, um cesto de figuinhos, redondos, dulcíssimos de aparência, porque já os conheço doutros Verões. São da figueira dele, nas Ladeiras. Tantos!?, observei. Porque só eu é que os como e como e como. Os meus lá de casa, tiram um e ficam logo aflitos por causa das «placas» ;).
Não consegui degustá-los todos e antes que começassem a melar, resolvi transformá-los em tarte. Faltavam-me duas coisitas e comprei-as - uma embalagem de massa folhada e amêndoas em fatiadas no Mini-Preço de Góis. O resto tinha em casa. Alguma coisa deveria sair desta invenção.
Fiz assim: Sobre o prato crisp do micro-ondas, fui desenrolando o rolo da massa folhada, devagar (sem retirar o papel manteiga que a mesma trás) e acertei as pontas com uma tesoura dando-lhe a forma redonda da fôrma. Piquei a massa com um garfo, bem picadinha. Reservei.
Peguei 1 a 1 os figos e passei-os com cuidado por um fio de água da torneira, girando-os entre os dedos para retirar o máximo de pó. Depois passei-os por papel de cozinha para os secar. Comecei a forrar o fundo da fôrma com os figuinhos, aos quais dei um corte em x, para abrirem, conforme mostra a foto.
Salpiquei alguma canela, um pouquinho de cardamomo em pó e as amêndoas fatiadas.
Levei a fôrma à função Crisp do micro-ondas cerca de 30 minutos. Não chegou a arrefecer, mesmo morna, parti uma fatia. Bem. Não é que ficou mesmo boa?
Experimentem mesmo em forno convencional, o tempo é o de cozer a masa folhada porque para os figos é um calor e já está. Bom apetite.

Sem comentários: