Uma fruta em sobremesa




Começo por obter um abacate. Geralmente é oferta do meu Primo Mário. Foi o caso deste.
Esteva ainda bastante duro ao toque (que deve ser efectuado não apertando o fruto com os dedos, mas sim com ele na palma da mão aberta e apertá-lo, num todo) Em poucos dias, dois ou três, ele fica maduro.
Lavei o abacate e com a ponta de uma faca tirei-lhe a pele a pouco e pouco, com algum cuidado. Depois abri-o, retirei o caroço sem o ferir (que pus dentro de um copo com água a cobri-lo esperando raízes), e num prato, com ajuda de um garfo, esmigalhei a polpa. Juntei 1 colher de sopa normal de canela e envolvi. Passei depois o preparado para uma tigela e juntei 1 colher de açúcar branco, uma pitada de cardamomo e 3 colheres de sopa de vinho Moscatel de Setúbal. Mexi até dissolver o açúcar.
No fim, polvilhei com mais um pouco de canela e amêndoa fatiada. Levei ao frio.
Deu para dois :)

Dica: O abacate é uma fruta saborosa e apesar de ser calórica é interessante saber que o abacate contém nutrientes muito bons para a saúde. Um de seus ingredientes é a gordura monoinsaturada, que é apropriada e saudável para o coração. Há em sua composição, também, outras substâncias salutares - Proteínas, Potássio, Magnésio, Ácido fólico, Vitaminas do complexo B, Vitaminas E e K

3 comentários:

Luisa disse...

Uma óptima ideia.

Tudo o que leve amêndoa, eu gosto. A fazer...

ju rigoni disse...

Tenho um abacateiro em meu quintal. No momento, fora da estação de frutificar.

Mas, logo que possível, vou experimentar sua receita. Parece-me deliciosa.

Bjs e inté!

Guidinha Pinto disse...

Obrigada pelo seu amável comentário, Luisa.
Fique bem.

Ju, a sua foto não me é estranha ... já sei! É do sítio de Eliane!
São assim as estações do ano nesta nossa casa global. Aqui, há abacates. Do outro lado do Atlântico, um pouquinho mais a sul do Equador, não há. Mas há-de haver.:)
Obrigada pela visita e comentário.
Inté e aquele abraço!