Ervilhas com ovos escalfados

Muito rápido, nutritivo e económico.
Pico meia cebola nova e 1 dente de alho que coloco ao lume num tacho, com um bom fio de azeite. Deixo ficar transparente. Corto meio chouriço de carne daqueles que dá para comer cru, em sandocas ;) em fatias fininhas e ponho no tacho, para deixar um pouco de sabor. À parte fervo água suficiente para cozer as ervilhas. Quando o chouriço está para o douradinho, acrescento água a ferver, 1 folha de louro, um pouco de sal e um pouquinho de açucar. A seguir, junto as ervilhas (uso congeladas da Iglo) e deixo de novo levantar fervura. Vou tendo atenção à quantidade de líquido e acrescento quando precisa. Cerca de 6-7 minutos depois, parto ovos - dois por adulto, eu apenas um - e um a um coloco-os afastados no meio das ervilhas. Deixo cozer cerca de 12 minutos em tacho tapado.
Faço uma salada verde e pronto. Jantar na mesa.
Este prato era muitas vezes feito em casa dos meus avós, pais, primos. A salada de alface, as ervilhas, os ovos e o chouriço de boa qualidade são uma boa composição de nutrientes.

-As ervilhas cozidas contêm:
Cálcio, Fósforo,,Ferro, Potássio, Sódio, Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Ácido Ascórbico;
- Os ovos cozidos contêm:
75 de água, Ácido Graxo Saturado, Ácido Graxo Monoinsaturado, Ácido Graxo Poliinsaturado, Colesterol, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Sódio, VitaminaA, Vitamina A (Retinol Equivalente), Tiamina e Riboflavina.

1 comentário:

Larana disse...

e quem não gosta?????
eu simplesmente adoro.

beijinhos:))