Sopa da pedra, sem pedra e à minha maneira

Os ingredientes desta sopa tradicional portuguesa são os descritos, mas eu variei com o que tinha na despensa. Por exemplo, em vez de estar a cozer a orelha de porco, existe à venda no Modelo/Continente, orelha de porco já cozida embalada em vácuo e cortada em pedaços. É optima e facilita muito a nossa vida de cozinheiras. O enchido que usei foi comprado em Almeirim.

500 g de feijão vermelho
1 orelha de porco
1 morcela*
1 farinheira*
1 chouriço de carne*
1 entremeada
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
4 batatas
2 cenouras
meio lombardo cortado muito fininho
coentros, sal e pimenta q.b.
* enchidos da marca Encherim (de Almeirim)

Preparação

Demolhei o feijão de véspera. Na panela de pressão cozi-o, juntamente a entremeada, a morcela, o chouriço, a farinheira envoltos um a um em folha de alumínio, as cebolas, os dentes de alho e o louro, durante cerca de 20 minutos. Se estivesse na serra, ai, era em cima do fogão de lenha que era feita, lentamente. Mas não estava. Passado esse tempo, abri a panela com o cuidado necessário e tirei as carnes para fora. A seguir coloquei a batata, as cenouras, a orelha, cortadas em cubos e o lombardo. Mechi para envolver e cozeu mais 12 minutos. No final, juntei os enchidos cortados às rodelas. Juntei também coentros picados, rectifiquei de sal, enchi uma sopeira e chamei: Prá mesa!

Quando o frio aparece, faço esta sopa, porque apetece comer algo com mais «sustância». Acontece que dá resultado confeccionar uma panela desta sopa e dividi-la em caixas e congelar. Guarda-se sem alterar à vontade uns 3 meses. Sempre que nos lembramos da sopa de pedra, vamos buscar uma dose para cada um. Só tem é que se aquecer bem e ao servi-la já no prato, salpicar com mais um pouco de coentros picadinhos.

A estória desta sopa é muito bem contada neste sítio: http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/histor40.html

1 comentário:

Manuel Luis disse...

Não entendo nada de cozinhar mas agora penso saber alguma coisita.
Basta vir aqui e tirar ideias que até dão para engolir em seco.
Parabéns
Abraço