Fruta à sobremesa - um dever gastronómico

Sabemos ser imprescindível para uma boa alimentação, 3 a 5 peças de fruta-legumes frescos/dia. Essencial numa dieta equilibrada.
Tenho um preguiçoso à mesa, para comer fruta. Se for uma sobremesa-doce até o prato e o talher é capaz de ir buscar. Mas fruta ... Por dia e apenas ao jantar porque eu «obrigo-o» 1 peça. Não pode ser!
Aqui, apresento dióspiro de roer e uva branca. Para nós 2. Fatias de um e os bagos lavados e enxutos em papel de cozinha, doutra. Fruta da época, nada de especial.
Que me custa apresentá-la pronta-a-comer? 5 minutos do meu tempo? É o que faço.
Eu tomo conta, eu cuido. Isso o que é?

Notas: A uva é rica em carboidratos e vitaminas, como tiamina, riboflavina e vitamina C. Os minerais presentes são cálcio, fósforo, magnésio, cobre e, em maior quantidade, potássio. O dióspiro é muito rico em açúcar e tem um alto teor de vitaminas A e B, além de sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Quando verde, é amargo e adstringente. Há-os de roer, mas é preciso conhecê-los, porque não existe informação na etiqueta e quem os vende por vezes também desconhece. E é desagradabilíssimo trincar um dióspiro-não-de-roer verde :(

Posted by Picasa

Sem comentários: