Bananas fritas com Moscatel, mel, canela e sementes

Já aconteceu ter diversas frutas e em quantidade em casa? Começam a amadurecer e tirando as miscelâneas, as bananas costumo fritar. O senhor meu Pai adorava banana frita com Rum.
Fiz estas assim:
Eram 5 bananas da Madeira, bastante gordas e grandinhas, comparadas com a maioria dos cachos que se vêem pelos hiper-mercados. Estavam com a pele já preta e fina, no frigorífico. Mas por dentro, uhm, sem mossas, durinhas, um doce só por si. Consumir depressa 1 banana já custa, agora 5? E a outra fruta? Vou fritá-las.
Descasquei-as e cortei-as ao meio, no sentido longitudinal. Pus ao lume uma frigideira anti aderente com duas colheres bem cheias de manteiga (não faz mal ao colesterol, vivam as vitaminas A, D e E). Mal derreteu, coloquei as meias bananas a alourar, lentamente. Peguei em mel e fui deitando um fio generoso sobre elas. Polvilhei com bastante canela. Virei-as. Depois de alouradas tirei-as para um prato. Repeti outra vez.
No final, a frigideira continha um melaço, resultado do mel, das bananas e da canela. Não tinha Rum. Tinha Moscatel, de Setúbal. Meio copo - cerca de 1,5 dl. Juntei e mexi. Não flambeou, só tornou o melaço mais líquido, como um xarope.
Olhei e faltava qualquer coisa. Sementes de girassol no Crisp do micro-ondas 2 minutos. Tostaram. Espalhei por cima. Pus no frio.
Rapidamente, uma sobremesa de sustância. Nós adoramos.

.../...

Já agora, fui procurar informação nutricional sobre a manteiga. Encontrei no Sapo. Aqui fica.

Manteiga - Benefícios nutricionais
Existem numerosas ideias falsas acerca da manteiga: "faz engordar", "aumenta o colesterol", "é um alimento pesado", são algumas das afirmações que se ouvem acerca dela.

Sabendo que as gorduras são indispensáveis à alimentação e que, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, devem fornecer cerca de 30% das nossa calorias diárias, é importante efectuar escolhas criteriosas das que devem ser consumidas.

Os benefícios nutricionais da manteiga

•É a única matéria gorda que disponibiliza vitamina A em quantidade notável. A manteiga contém outras vitaminas em menor dose: as vitaminas D e E.
•É digerida com grande facilidade: o seu tempo de permanência no estômago é menor que o de outras gorduras e, tem uma acção suave sobre as vias biliares.

A manteiga não precisa de ser excluída da dieta alimentar mesmo em caso de doenças do aparelho digestivo: doenças hepáticas, biliares, pancreáticas e, quando conscientemente, pode ser consumida em todas as idades.

Quantidade de manteiga a consumir
A manteiga deverá ser consumida nas seguintes quantidades: 20g por dia, no adulto; 30g por dia, no adolescente, na mulher grávida ou em período de aleitamento.
A manteiga é indispensável na criança e no adolescente, pois fornece constituintes indispensáveis à formação do sistema nervoso.
Nos desportistas, profissionais ou amadores, a manteiga participa numa dieta equilibrada e é rapidamente metabolizada. Nos seniores é recomendada pela sua fácil digestão e teor de vitamina A. Além disso, pelas suas qualidades gustativas, estimula o apetite.

A manteiga e dietas
Nos casos dos regimes hipocalóricos não é preciso suprimir a manteiga da alimentação, atendendo a que o organismo continua a necessitar de ácidos gordos. Deve-se antes reduzir no álcool e açúcares de digestão rápida e nas gorduras saturadas, nomeadamente fritas, etc.. Um regime hipocalórico é perfeitamente compatível com um consumo diário de 10 g de manteiga.

Frases falsas acerca da manteiga
1. "As manteigas são mais calóricas que as outras gorduras".
Portanto, a manteiga não tem um valor energético superior ao da margarina e é menos calórica que o óleo.
2. "A manteiga pode ser completamente substituída por outras gorduras". Não é verdade, atendendo à sua inigualável riqueza em vitamina A.
3. "A manteiga custa a digerir e faz mal ao fígado". A manteiga é constituída por ácidos gordos de cadeia curta e média e estes são directamente metabolizados pelo fígado. É a gordura com a maior velocidade de absorção.
4. "A manteiga aumenta o colesterol". Um consumo equilibrado de manteiga não interfere com o colesterol.

2 comentários:

disse...

isto tem muito bom aspecto... eu adoro bananas... mas nunca me atrevi a fazer pratos com elas... mas que lá ficou com muito bom aspecto lá isso ficou.

Guidinha Pinto disse...

Experimente que não custa nada a executar e é uma sobremesa muito nutritiva.
Beijo