Bacalhau com pimentos


Gostamos de bacalhau cá em casa. Ou não fossemos portugueses. Prato para dois. Simples. Em vez do tradicional bacalhau com batatas ... o mesmo mas de outra maneira.

- Bacalhau cozido em água fria durante 7 minutos, e depois apagado o lume, para que acabe de cozer na água até que amorneça. Tirar peles e espinhas e lascar
- Batata *olho de perdiz* cozida com pele, despelada e cortada em rodelas grossas
- 3 cebolas novas, cortadas às rodelas fininhas e postas a cozer em tacho tapado com azeite a cobri-las até ficarem loirinhas e transparentes. Depois destapa-se o tacho, mexem-se bem para melarem (evaporar o líquido da cozedura). Colocar umas pedrinhas de sal.
- 2 pimentos (1 verde e 1 vermelho), assados e pelados
- 2 ovos cozidos, às rodelas

Pegar num tabuleiro de pirex e colocar as rodelas de batata no fundo. Cobrir com o bacalhau às lascas. Cobrir com mais batatas. Distribuir nesta cama as cebolas meladas e o azeite. Distribuir as rodelas de ovo pelo tabuleiro. Por fim, cortar os pimentos às tiras e colocá-las em forma de grade. Abanar o pirex para melhor acamar os ingredientes.

Levar ao grill (do micro-ondas por exemplo) para alourar e aquecer antes de servir.

Servir os restantes pimentos à parte.

NOTA: Se sobrar, este prato no dia seguinte ainda é mais gostoso. A batata deste tipo absorve o azeite. É apenas necessário dar-lhe um calorzinho. Bom apetite.

Posted by Picasa

Sem comentários: