Curiosidade: A Nestlé

A Nestlé tem estória. Enquanto saboreio uma taça de baba de camelo (de novo), leio no respectivo site que o nosso Egas Moniz esteve envolvido em coisinhas de alimentar, antes de se dedicar à Ciência propriamente dita.
Copiei e colo aqui. E reza assim:
«Os Cereais da NESTLÉ que são comercializados em Portugal são fabricados em diversas fábricas, nomeadamente em Avanca, no Concelho de Estarreja. Esta fábrica portuguesa tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado e a longo prazo da NESTLÉ, através de:
- fabricação de produtos alimentares com a qualidade adequada para a satisfação dos consumidores;
- uma crescente performance que mantenha elevados níveis de competitividade nos mercados de exportação; - uma política de qualificação permanente dos seus colaboradores;
- incentivo ao uso dos conceitos de interdisciplinaridade e melhoria contínua. Assim como em Rumilly, Itancourt e Dijon em França e Torun na Polónia.»
... /«No início do século passado, tal como no resto da Europa, também Portugal sofreu uma grave crise ao nível da alimentação infantil. Ciente destas dificuldades, o professor Egas Moniz, mais tarde Prémio Nobel da Medicina (1949), impulsionou a indústria leiteira do nosso país, criando a primeira fábrica de leite em pó, em Santa Maria de Avanca, no ano de 1923 - a sociedade de produtos Lácteos, Lda. – a primeira fábrica portuguesa de leite em pó simples, que foi o embrião do que é hoje a NESTLÉ, em Portugal.
A Fábrica de Santa Maria de Avanca foi muito bem aceite por pediatras e dietistas que acolheram da melhor forma possível estas inovações tecnológicas. Com o apoio permanente do Prof. Egas Moniz, que foi acompanhando a par e passo a vida e obra de Henri Nestlé, a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda. obtém em 1933 o exclusivo de fabricação e venda de produtos NESTLÉ. Com o lançamento de farinhas infantis e leite condensado, a NESTLÉ começou o seu rápido crescimento e ascensão no nosso país.Seguindo uma política de desenvolvimento regional nas suas áreas operacionais, apostando cada vez mais no reforço da produção local, a NESTLÉ PORTUGAL, à semelhança do que acontece noutros países, é uma referência obrigatória na área da alimentação. Criar. Evoluir. Crescer. A NESTLÉ cresce dando a toda a família uma razão de preferência. Para todas as idades, em todas as etapas, a NESTLÉ marca presença obrigatória.»

Recordo a Cerelac, os Clusters, o Chocolate e o Chocapic dos sobrinhos, a Farinha Pensal (com cacau), os Golden Grahams, o leite condensado, o Nesquik, ... fora os gelados, os leites, os iogurtes, enfim. É uma marca de qualidade que utilizo e aconselho.

1 comentário: