Almofadas de massa filo recheadas de alheira de galinha de Mirandela

Leia primeiro as dicas e siga a receita depois.

Para duas pessoas:

2 alheiras de Mirandela (com galinha)

2 folhas de massa fillo cortadas ao meio, para obter quatro folhinhas

manteiga para pincelar

salada de alface roxa, rúcula, beterraba cortada em quadradinhos e uns tantos rabanetes às rodelas, salpicada com umas folhinhas de hortelã cortada fininha.

Comece por tirar a tripa às alheiras e cortá-las ao meio. Seguidamente coloque cada pedaço de alheira no quadrado de massa fillo. Dobre como um embrulhinho, para conseguir as trouxinhas. Pincele com manteiga derretida. Leve ao forno micro-ondas, potência 750w, durante 10 minutos, ou até ficarem douradinhos. Sirva quentes com a salada temperada com molho vinagrete (Num frasco com tampa coloque 3 medidas de azeite, 1 medida de vinagre de vinho branco, umas pedrinhas de sal e um pouquinho de mostarda Savora. Abane com força para misturar os ingredientes)

DICAS:

História da Alheira: *Foi inventado pelos judeus como artimanha para escaparem às malhas da Inquisição. Como a sua religião os impedia de comer carne de porco, eram facilmente identificáveis pelos seus perseguidores pelo facto de não fazerem nem fumarem os habituais enchidos de porco. Assim, substituíram a carne de porco por uma imensa variedade de carnes, que incluíam vitela, coelho, peru, pato galinha e por vezes perdiz, envolvidos por uma massa de pão que lhes conferia consistência. A receita acabaria por se popularizar entre os cristãos, mas estes juntavam-lhe a omnipresente carne de porco. Hoje, as mais afamadas são as de Mirandela, mas por toda a Beira Alta e Trás-os-Montes se fazem alheiras artesanais de excelente qualidade. Geralmente são fritas em azeite e servidas com legumes cozidos. Mas também podem ser estufadas, depois de envolvidas em couve lombarda. * Buscado em gastronomias.com.

Massa fillo: como se manuseia

*Filo é uma massa delicada que deve ser manuseada com cuidado. Apesar disso, é fácil de usar para tortas e massas recheadas. Trabalhe rapidamente e cubra as folhas que não estiverem sendo usadas para evitar que sequem, pois pode ficar difícil o manuseio caso elas endureçam. Use azeite ou óleo para polvilhar a filo antes de assar massas salgadas. Use um óleo leve ou manteiga para massas doces. Para aqueles que fazem dieta, pincele a massa com clara de ovo em vez de óleo. Ela ficará crocante depois de assada. Pincele com manteiga e asse em travessa para dourar no forno de microondas em potência alta, até que fique crocante.* Buscado em falecomfleischmann.

Presentemente, esta massa encontra-se à venda em qualquer supermercado e permite fazer também belas variedades de doçaria. Na embalagem também traz sugestões. É só puxar pela imaginação!

Sem comentários: