Feijão-fava: mais um petisco

O feijão é uma leguminosa extraída da vagem das plantas do género Phaseolus, sendo posteriormente seca e comercializada. É originário da América latina e encontra-se actualmente difundido por todas as regiões do mundo. Na Praça de Torres Vedras, comprei este feijão. Não conhecia este tipo e informei-me, mesmo na banca. É idêntico aos outros e pode guisar-se. E guisei. Fiz uma chispalhada.

1 chouriço de carne
200 grs. de toucinho entremeado em cubinhos
6 pés de porco
1/2 kg de feijão-fava
2 cenouras
2 cebolas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de banha
salsa
sal q.b.
2 folhas de louro
piripiri q.b.
2 cravos-de-cabecinha

Confecção:
Lavei os pés de porco (que compro já limpos).
Levei a cozer o feijão em água durante 20 minutos. Salguei a água e deixei ficar. Cozi os pés de porco com um pouco de sal na panela de pressão durante 20 minutos. Piquei a cebola e os alhos e levei a refogar com a banha. Juntei ao refogado 1 folha de louro, a salsa e os cravos. Deixei apurar e juntei a carne e o enchido às rodelas. Reguei com um pouco de água do feijão-fava, apurei de sal, pimenta e piripiri. No final, acrescentei o feijãp-fava, abanei o tacho e tapei para acabarem de misturar os sabores.

1 comentário:

Animagogia disse...

já fiz parecido e é muito bom, os espanhois usam este feijão em quase tudo desde a Fabada Galega ( feijoada) até à Paella Campesina
Parabéns