Coelho à Palmirinha


Tirei da arca congeladora um coelho. Foi a prima Palmira que me deu, quando acabaram as férias. Lembrei-me dela. Disse-me: - Vá, leva este coelhito, já está congelado, não está calor, quando lá chegarem ainda assim vai. É o costume: levarás, trazerás... Sorri-me.

Veio-me à idéia a maneira como ela apresentou um coelho para o almoço do pic-nic na *barragem de Álvaro*, em Setembro. Partido aos bocadinhos, sequinho, com um sabor ... Pensei: - vou telefonar-lhe para ela me dar a receita. Simples, deliciosa, sem segredo. Com ingredientes Mediterrâneos e tudo! E é assim:

- Um coelho médio (sem as miudezas), lavado de sangue, enxuto de água e cortado em pedaços pequenos;

- Uma cabeça de alhos roxos, mergulhada em água morna para melhor pelar; cortei os dentes em fatias;

- sal q.b. para salpicar o coelho;

- 1 piri-piri seco;

- 2 folhas de louro;

- azeite a cobrir bem o fundo largo de uma caçarola;

- vinho branco seco q.b.

Coloquei ao lume uma caçarola com o azeite, os alhos e o louro. Deixei aromatizar o azeite e juntei o coelho salpicado de sal a fritar, em lume baixo. Fui virando e virando e virando, até o coelho estar lourinho. Espalhei 1 piri-piri e borrifei de vinho branco. Enquanto houve líquido no fundo da caçarola, deixei cozer, fui virando, sem tapar, marcando no temporizador 10 minutos e depois mais 10 minutos... até que a carne ficou tenra e loura. O azeite desapareceu, assim como os alhos. Ficaram os pedaços do coelho tostadinhos.

Para acompanhar este coelho, cozi arroz basmati em água e sal (1 parte de arroz para 3 de água) durante 8 minutos. Depois destapei o tacho e juntei duas mãos cheias de legumes congelados - ervilhas, cogumelos laminados, alho francês, cenoura e pimento vermelho - mexi e deixei cozer mais 4 minutos.

O coelho ficou mesmo sequinho, com sabor delicioso, igual ao do pic-nic. Com o pouco molho que ficou no fundo da caçarola, bem apanhado com uma colher, deu para salpicar o arroz, que não tinha gordura alguma.

É mesmo bom, fácil de fazer e come-se mesmo frio.

Obrigada Palmirinha :)

Sem comentários: