Bolo de chocolate

Foi um lanche, com um copo de leite frio. Numa tarde de Outubro com a senhora minha Mãe, que me visitou com aviso prévio. Deu tempo para o pensar e executar. Teria de ser pobre em gordura, açucar e gema de ovo. Esta receita foi copiada, a base, dum pacote da farinha de trigo Nacional (eu e a minha mania de guardar todo o papelinho que me interessa). Ficou muito bom, foi duradouro e manteve-se fresco, guardado no frigorífico. Aqui fica a receita.

200 gr de Farinha para bolos (Nacional)
375 gr de açucar amarelo (RAR)
100 gr de chocolate negro (70% de cacau) derretido
225 gr de manteiga sem sal (usei Planta cálcio)
2 ovos grandes batidos
1 colher de chá de açucar baunilhado ou de aroma de baunilha
2,5 dl de água a ferver
Margarina e farinha para untar e pulvilhar a forma

Aqueci o forno a 190 graus centígrados. Untei uma forma redonda sem buraco (cerca de 25 cm de diâmetro) e polvilhei de farinha.
Numa taça, bati a Planta cálcio com o açúcar (passado por um passador de rede) e a baunilha, acrescentei os ovos batidos e mexi bem. Juntei o chocolate e envolvi de modo a ficar uma mistura bem homogénea, sem bater muito. Juntei a farinha, fui mexendo e juntando a água que estava quase a ferver, a pouco e pouco, até obter uma mistura líquida e leve. Deitei na forma e levei ao forno, cerca de meia hora e depois baixei para 170 graus e deixei cozer cerca de 1 hora. O bolo deve ficar húmido. Ao espetar o palito na massa, este não deve sair totalmente limpo, mas com um pouco de humidade.
Desenformei para um prato fundo e deixei para arrefecer.

À parte, num tachinho, coloquei meia lata de leite condensado Finessa (do LIDL, cerca de 700 gr por lata) com duas colheres bem cheias de cacau (não chocolate em pó) e uma colher de sopa de Planta cálcio. Levei ao lume, mexi até iniciar fervura. Coloquei sobre o bolo. Levei ao frigorífico.

À mesa, enquanto degustávamos o bolo, veio-me à ideia um sabor ainda melhor. Espalhei um pouco de doce de frutos silvestres sobre a minha fatia. E ficou. Se ficou! Para a próxima, depois de desenformar e deixar amornar um pouco o bolo, irei aplicar o doce e por cima a cobertura de chocolate.

Bom apetite.

Sem comentários: