Tomate arbóreo / Cyphomandra betacea / Solanaceae


E até Tamarilho. São estes os nomes que identificam este fruto peculiar, de cor intensa na pele e no interior. De sabor intenso também. Amargo. Tanto, que não consigo dar-lhes uma dentada.
Gosto de os pelar, cortá-los em pedaços incluindo as suas sementes. Ainda não os experimentei de outra maneira. a não ser misturando-os com as outras frutas. A banana, a laranja, a maçã, o abacaxi ... o que houver na fruteira. Uma miscelânea de frutas. A cor e o sabor ficam diferentes. Nós gostamos.
Como o retrato foi feito, aí fica. A árvore está na quintinha dos Primos, claro, e os frutos são oferta deles. Bem-hajam.
Texto buscado aqui. Tamarilho: Fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C. Do tamanho e formato de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura da ameixa. Os caroços são vermelho escuros, numerosos e comestíveis. Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias. Os tamarilhos podem servir-se simples e comem-se à colher, como os diospiros. Se necessitas de lhes retirar a casca basta uma imersão durante 30 segundos em água a ferver e depois é só puxar a pele. Crus, são óptimos para saladas de frutas ou legumes. Mas poderão ainda utilizar-se em tartes, pudins, mousses, soufflés, gelados, doces ou bebidas. Numa utilização mais original, experimenta escalfá-los como acompanhamento de carnes assadas.

Sem comentários: