Sopa Mulligatawny






Para duas pessoas, esta sopa-refeição completa é uma maravilha no gosto, na cor e nos aromas. Pode-se substituir o pó de caril por açafrão em pó, no dobro da quantidade. Para quem não aprecia o sabor a caril, claro.

¼ de galinha sem a pele (cerca de 800 gr), 1 cebola, uma cenoura, meio alho francês (opcional), 3 dentes de alho (opcional), sal qb, 1 ramo de cheiros, 1 folha de louro, colocados em uma panela, cobertos com água fria. Deixar cozer em lume moderado. Separar a carne dos ossos e cortar às tiras, ou desfie. Passar o caldo por um passador.

Estufar 2 bons tomates vermelhos, pelados e espremidos, em duas colheres de sopa de manteiga (mesmo manteiga), num tacho anti-aderente. Juntar uma tira com cerca de 50 gr de toucinho fumado, cortado em cubinhos. À parte, numa tigela, junte uma parte do caldo com uma boa colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa rasa de caril em pó, um pouco de pimenta de Caiena e meia embalagem de natas. Mexer para não engrumar. Regue com este caldo o preparado no tacho e misture bem. Acrescente a pouco e pouco o resto do caldo coado. Junte as tiras da galinha. Mexa e deixe cozer para apurar, cerca de 10 minutos.
Servir com quadradinhos de pão torrado. Pode servir-se também arroz branco, apenas cozido em água e sal.

A história desta sopa é uma espécie de odisseia. O mulligatawny surgiu na Índia sob a forma de um simples caldo de carne temperado com uma mistura de picante de caril. Os Ingleses da Índia, adoptaram esta sopa e transformaram-na numa sopa de carneiro com legumes. Ao mesmo tempo, como nem todos gostavam do sabor do carneiro, começou a preparar-se uma variante, com galinha, que se tornou muito apreciada por exemplo na Áustria. Hoje, esta sopa é tão apreciada na Áustria como na Inglaterra.

Esta receita foi tirada do livro *As 100 mais Famosas Receitas do Mundo*, de Roland Gööck, Janeiro de 1977, que contém uma dedicatória: Com um beijinho de parabéns da Regina, 28-08-77”. Obrigada Drª. Regina Santos, por este precioso livrinho. Ainda o consulto e pratico algumas receitas. Passados tantos anos, pegar e manusear este livro, é uma forma de a recordar.

Sem comentários: