Caldinho de Couve-Galega
Pé de Couve-Galega
Folhas de Couve-Galega depois de lavada, rasgada em pequenos pedaços e sobrepostos
Rolinho de folhas de Couve-Galega e seu corte em juliana*
Caldinho de Couve-Galega, depois de adicionada a dita para cozer

Esta é uma das nossas sopas prediletas.

Dependendo da quantidade de folhas, assim calculo o caldo a fazer. As folhas da quintinha - como não têm tratamento contra pragas - são sempre nuito bem lavadas antes de as cortar. Lavo-as sempre em água quente, esfregando-as bem. Depois de cortadas, lavo-as de novo para perderem o "verdete" como lhe chama a senhora minha mãe.

Entretanto já tenho o caldo em andamento. Para cerca de litro e meio de caldo, descasco 4 batatas grandes, 1 cebola grande também, 3-4 dentes de alho.
Depois de cozidos, trituto-os. O caldo deve ficar grossinho.
Ao levantar fervura, ponho um pouco de sal e a seguir 6 folhas grandes de couve-galega preparada como indiquei. Envolvo-as no caldo e provo de sal.
Deixo-as cozer com a panela destapada, até ficarem como a massa - "al dente".
Um bom fio de azeite, só depois de apagado o lume.

Não costumo colocar enchido às rodelas ... deixei-me disso porque sim. Não é que não goste, mas evito. Nestas noites que felizmente já refrescam, começa a saber bem um caldinho. Este ficou muito bom.
Bom apetite virtual ;-)))

Nota: A Couve-Galega, óptima fonte de vitamina C e de betacaroteno, é útil à pele, à visão nocturna e trata infecções. Contém ferro e cálcio essencial para a formação de glóbulos vermelhos.
É uma boa fonte de ácido fólico. Contém compostos que podem evitar o cancro.
Ajuda a estimular o metabolismo do fígado e assim, indirectamente a eliminação da hormona feminina - estrogénio - que em elevados níveis está associada ao cancro da mama.
É conveniente comer com alimentos ricos em vitamina C para que o ferro vegetal seja mais facilmente absorvido pelo organismo.

Sem comentários: