Doce de Cerejas

Foto de Guidinha Pinto: Descaroçar cerejas
Foto de Guidinha Pinto: Doce de cerejas pronto a comer
Aconteceu-me num Sábado, comprar cerejas no "meu" Mercado de Benfica. Eram lindas, pela cor, pela textura rija, pelo sabor e tamanho. Se trouxéssemos a caixa de 3 kg, o senhor da banca farme-ía um preço especial - 3 €/kg. 9€ de cerejas! É preciso andar de desejos! Bem, Marido concordou. Lá as trouxemos para casa e tratámos de arranjar um sítio fresco para as colocar. Ao fim e ao cabo, duas pessoas levam alguns dias a degustar 3 kg de cerejas... Passados 2 dias, elas começaram aqui e ali a aparecer molinhas, duas delas, até com bolor!!! Alarme. Que fazer!?! Fui à despensa ver se tinha açucar amarelo. Até tinha. Ufa! Bem, fui-me preparar para fazê-las em doce. Avental àfrente e pensamento: Há quantos anos eu não fazia doce de cerejas!?! Há muitos. Ao preço a que andam ...
E comecei. Lavei e tirei os pés da cerejas*. Por cada kg, utilizei 850 g de açúcar, de preferência amarelo. Com uma faquinha ou com um aparelhinho idêntico ao da 1ª foto, retirei os caroços às cerejas. Esqueci-me de calçar luvas. Foi uma desgraça! Fiquei com as unhas negras... mas isso fez parte. Pesei-as a seguir e calculei a proporção do açúcar. Coloquei num tacho grande de fundo antiaderente o açúcar e as cerejas. Acrescentei um pau de canela. Acendi o lume e mexi o preparado até o açucar se tornar numa calda. Pus o lume de acordo com a fervura - entre o médio e o mínimo - mexi o preparado de quando em vez. Mas cuidado com os salpicos enquanto se mexe. Marquei 1 hora no conta minutos. Depois fui tentando calcular o melhor ponto. Até abrir estrada, numa colherada de doce num pires, demorou mais meia hora. Como não fiz uma grande quantidade de doce e eu queria dar duas tacinhas, o que restou não encheu um frasco de litro, como se pode verificar na 2ª foto. Vai sendo consumido sobre torradas fininhas, com leite frio a acompanhar. Ou sobre queijo fresco. Ou sobre pêssegos e nectarinas que afinal não saíram tão doces como esperávamos.
É um dos meus doces preferidos, a seguir ao de ginjas. Por falar em ginjas, já não passou o tempo delas? Alguém as viu passar?
*Junto sempre os pés das cerejas num saquinho de pano. Os meus mais íntimos sabem disso e de vez em quando o saquinho aumenta de volume ;) Com os pés das cerejas faço tisanas, que adoço com mel. Para além de ter uma cor linda, funciona como diurético. No Inverno, aquece-nos, no Verão, geladinho, refresca-nos.
Posted by Picasa

Sem comentários: