Doce de tomate

O amor faz bem ao coração. O tomate também. E se for em doce?

Pele 2 kg de tomate bem vermelho, retire as graínhas e deixe escorrer umas horas.

Num tacho grande, misture 1,25o g de açúcar com o tomate. Junte 1 pau de canela, e uma vagem de baunilha aberta. Leve a ferver até fazer ponto de estrada.

Guarde em frascos escaldados e secos e feche-os seguindo este processo:
- Enchem-se os frascos até aos bordos.
- Limpam-se os bordos deixando-os bem secos. Fecham-se com as tampas, enroscando bem e viram-se com as tampas para baixo até arrefecer. As tampas não devem ter mossas.
- Esta operação deve ser feita com o doce acabado de fazer -bem quente.

Informação alimentar: O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de azeite e cozinhado.

Sem comentários: