Coelho no tacho
Ingredientes:
1 coelho com mais de 1 quilo e seicentas gramas
Vinho tinto para cobrir bem o preparado
2 cebolas médias aos gomos
1 tomate vermelho e duro sem graínhas mas com pele
1 colher de chá de colorau
1 ou 2 folhas de louro
1 molho de salsa
4 dentes de alho com a pele, lavados e murrados"
Sal e pimenta q.b.
Farinha
Azeite e banha a cobrir o fundo do tacho
Preparação:
Coloque o coelho partido aos pedaços a marinar num preparado com vinho tinto, cebola cortada aos pedaços, alhos, colorau, sal, pimenta, salsa enrolada e o louro. Espere 2 horas. Depois escorra da marinada o coelho e passe os pedaços por farinha. Aloure o coelho no azeite e banha. Junte depois a marinada, a cobrir. Deixe ferver um pouco e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe cozer suavemente até o sabor ficar bem apurado. Se necessário, salpicar com mais vinho.
Foto de Guidinha Pinto: Doce de abóbora com queijinho fresco
Doce de Abóbora
Ingredientes:
1,5 Kg de abóbora (ou bolina)
800 grs de açúcar amarelo
2 laranjas
1 ou 2 paus de canela
1 vagem de baunilha
Confecção:
Cortar e descascar a abóbora tirar as pevides. Lavar em água e colocá-la numa panela com o sumo das laranjas, a abóbora cortada em bocados não muito pequenos, o açúcar, a canela e a baunilha aberta a todo seu comprimento. Deixe cozinhar em lume brando. Para verificar se está no ponto, molhe uma colher de pau no doce e deite umas gotas num prato bem frio. Se estiver pronto, não deve escorrer.
Estes pratos foram confeccionados em fogão de lenha, na Casinha. O coelho foi acompanhado de batata e grelinhos cozidos e fatias de pão frito em azeite. O doce foi servido em cima de queijinho fresco, como sobremesa.
1 comentário:
Guidinha
Que bem que se come aqui! eh eh eh .
Todas as receitas devem ser especialidades, e então cozinhadas em fogão a lenha! UUMMM que bom!
Também tenho saudades do coelho que a minha avó Isabel fazia, era o melhor do mundo.Os pastéis de bacalhau e o arroz doce.
Grande cozinheira a minha avó, sentados ao lume, enquantp ela preparava o arroz doce, ficou-me sempre este sabor doce do arroz...
bjs da guida
Enviar um comentário