Trouxe do Facebook - Utilidades do papel de alumínio



Sabias que...

o Papel de alumínio tem muitas utilidades?
O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilidade do que apenas ir ao forno!
Afiador de tesouras e facas– O papel alumínio pode ajudar a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está posta de lado. Basta um pedaço deste papel amassado e usar a tal tesoura ou faca para o cortar. Repita o processo 8 a 10 vezes, e a sua tesoura ou faca irá cortar tudo.
Cheiros fortes no frigorifico– Ninguém gosta de abrir o frigorifico e sentir aquele cheiro forte de cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola manterá a sua humidade como se tivesse sido cortada no momento.
Engomar em menos tempo– Quer economizar ferro de passar, energia e as suas mãos? Cubra a tábua de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.
Ajuste mais que perfeito– O parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.
Manter o forno limpo– Poucas pessoas usam, mas o papel alumínio realmente serve como um óptimo protector de sujidade no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar ou fritar.
Fruta bem conservada– O papel alumínio conserva a humidade natural das frutas. Então, se não quer mantê-las dentro do frigorifico, pode envolvê-las em papel alumínio, que sua duração será a mesma, como se estivessem no frigorifico.
Esponja de aço– Fundo da panela ou assadeira queimados e não consegue tirar? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujidade irá soltar-se com facilidade.
Cone multiuso– Precisa de um funil ou mesmo de um saco para enfeitar os seus bolos? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.
Agora... a resposta que procurava!– O papel alumínio possui um lado brilhante e um lado opaco, graças ao seu processo de fabricação. As folhas de alumínio são colocadas entre cilindros que vão diminuindo sua espessura até que elas fiquem bem fininhas. Nesse processo o lado que fica em contacto directo com os cilindros torna-se fosco e na hora de envolver os nossos alimentos com o papel alumínio, surge a dúvida: qual lado deve ficar para fora?
O lado brilhante reflete melhor tanto o calor quanto as baixas temperaturas. Portanto, para congelar alimentos, é melhor manter o lado brilhante para fora, assim, quando o frigorifico for aberto, a folha de alumínio reflectirá o calor, mantendo por mais tempo as baixas temperaturas. Já para cozinhar alimentos, deve-se manter o lado brilhante para dentro, pois isso faz com que os alimentos cozinhem um pouco mais rápido.
Nota importante!- As folhas de papel alumínio não devem ser utilizadas no micro-ondas! Sabe-se que as ondas do forno são muito potentes e podem sobrecarregar o papel com correntes elétricas, e pode causar um incêndio.

1 comentário:

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Adoro cozinhar e amei o seu cantinho e uauuu que dica maravilhosa...irei levar para o meu blog...o meu cantinho é sobre educação infantil mas tenho um espaço chamado "anota aí" que cabe essas curiosidades super legais como essa aqui!! Beijinhos flor e virei sempre que precisar de uma luz na cozinha rsrs fique na paz e sucesso!!