Pescada do Chile em piscina de tomatada com puré de bróculos e batata

Posted by Picasa

Tinha duas postas de pescada do Chile. Cozê-las com batatas e brócolos, não apetecia assim por aí além. A modos que é comida para doente. Mas é saudável. Pensei e veio-me à memória uma frase. O senhor meu Avô Manuel dizia, no tempo do tomate, todas as donas de casa são boas cozinheiras. Ora nos dias de hoje, o tempo do tomate é o ano inteiro. Vai daí, mudei o cardápio.
Cerca de 3 horas antes da preparação culinária, as duas postas de pescada já se encontravam salpicadas de sal grosso, para endurecer a sua carne. É importantíssimo salgar este tipo de peixe que não tem sabor e é de carne mole.
Comecei a preparar o jantar, risquei abundantemente o fundo de uma caçarola, larga, com azeite. Cortei em fatias grosseiras duas cebolas doces (é o nome que têm na embalagem e são muito idênticas às que me oferecem na Serra, no Verão, que se degustam cruas e sem problema de indigestão). Despelei 3 dentes de alho roxo e fatiei-os. Cortei em cubos 3 tomates cacho médios, com pele e sementes e tudo. Dentro da caçarola já ao lume, deitei estes três ingredientes, misturei-os com uma colher de pau e tampei. Deixei em lume médio, para cozer e largar sucos. Cerca de 8-9 minutos depois, passei as postas de pescada por água e coloquei-as no meio da tomatada. Pus colheradas de molho por cima das postas, abanei a caçarola e tampei. Marquei 7 minutos.
Entretanto ralei um pouco de gengibre e espalhei-o por cima do preparado. Salpiquei uns pingos de Tabasco brand (do vermelho), um esguicho de vinho branco seco e abanei de novo a caçarola. Provei de sal. Ficou ao lume mais 4 minutos.
Servi o peixe com puré de brócolos e de batata olho de perdiz.
O puré:
Cozi uma batata grande «olho de perdiz» em água e sal. A meio da cozedura, juntei duas doses de brócolos e deixei cozer um pouco mais que o habitual.
Escorri a água e coloquei os brócolos e a batata dentro de uma taça. Bati com um espremedor até reduzir a puré.
Voltou ao lume com uma colher de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de creme culinário de soja, uns salpicos de pimenta preta moída e um toque de sal. Envolvi até despegar e estar quente. Ao empratar, espetei umas azeitonas pretas no puré, porque gostamos.
Prá Mesa!

Nota: chamei-lhe pescada em piscina e não em cama de tomatada porque ficou com bastante molho :)

Sem comentários: