Macarrão de bacalhau com gambas




O bacalhau, de novo. Desta vez, alheta de bacalhau. Vamos de propósito ao Mercado de Torres Vedras. Lá dentro, a Casa do bacalhau. Serve de «passeio de sábado» e ao mesmo tempo abasteço-me de frutas, legumes, peixes e alguma carne porque há de tudo e do melhor, neste mercado.
Também melhor que uma posta de bacalhau, é esta parte, que se vende salgada. Chamam-lhe alheta. Tem imensa «carne» e é mais gostosa, mais amarela (tem mais óleo) o que a torna menos seca / fibrosa. Costumamos deixar demolhada durante 48 horas, limpamos de peles e a pele e congelamos. Depois é só tirar para cozer, ou fazer outro tipo de cozinhado.
Desta vez, foi com macarrão.
Para duas pessoas:
Uma alheta grande e outra mais pequena, foram cozidas durante 10 minutos em água simples. Limpei de peles e espinhas e separei-as em pedaços. Guardei o caldo da cozedura, ao qual misturei um caldo Knorr de marisco.
Dei uma fervura a uns camarões, retirei as cascas e as cabeças e reservei.
Fiz um puxado de azeite com uma cebola às rodelas, dois tomates cacho médios aos pedaços e com pele, 4 dentes de alho roxo, uma pimentinha e uma folha de louro. Enquanto cozia, raspei de pele uma cenoura e cortei em pedaços longitudinais. Pus a cozer no puxado. Acrescentei o caldo quente q.b.. Quando levantou fervura calculei uma quantidade de macarrão que juntei, mexi e provei de sal. Esteve a cozer menos 5 minutos que o tempo indicado na embalagem, que varia de marca para marca.
Um pouco antes de estar cozido, acrescentei as lascas do bacalhau e os camarões. Abanei o tacho.
Apaguei o lume, envolvi o tacho cerca de 15 minutos num pano de cozinha, para não arrefecer e a massa absorver melhor os aromas e sabores contidos.
Por fim, o chamado normal - prá mesa!

Dica: Existem diversas formas de Massa à venda em Portugal. Por vezes confundimos os nomes. Macarrão é um tipo de massa alimentícia com o formato de tubos curtos, em que se incluem os penne e os cotovelos. No entanto, é vulgar usar-se este termo para referir qualquer tipo de massa alimentícia, desde o spaghetti às letras e outras formas usadas em vários cozinhados e sopas.

Sem comentários: