O kiwi fruto

Kiwi. Doce, de cor intensa verde. O seu nome Científico Actinidia deliciosa. A sua origem está nas regiões montanhosas do Sudeste da China. A sua Família é das Actinidiaceae.

Os médicos da antiguidade usavam o kiwi como uma espécie de elixir da juventude. Tinham razão. A fruta, de polpa verde e gostosa, é rica em vitamina C e fortalece as células. O nome kiwi homenageia um pássaro australiano, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta

A planta é conduzida em suportes por apresentar caules longos e trepadores, embora não apresente gavinhas como nas videiras.

As folhas são grandes chegam a medir 20 centímetros de diâmetro, de contorno circular ou elíptica, bordos serrilhados, que caem durante o Inverno.

As flores são formadas em número de 2 a 8, na base das folhas de brotações novas. Para que haja frutificação, há necessidade de se plantar variedades que produzem flores femininas (produtoras) e aquelas que produzem flores masculinas (polinizadoras), na proporção de 8:1.

Os frutos são alongados, cobertos por pêlos pardos e com muitas sementes pequenas, lisas, brilhantes e pretas. A cultura é perene e a planta necessita uma poda anual de produção, no fim do Inverno. O solo deve apresentar boa drenagem, fértil, com boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento dos frutos e recomenda-se o plantio em regiões com baixa temperatura durante o Inverno.

Algumas variedades produzem em regiões de clima mais quente, mas necessita aplicação de produtos químicos para uniformizar a brotação e aumentar a produção. A propagação pode ser feita por enxertia, enraizamento de estacas e sementes. A enxertia é a mais indicada. A produção comercial ocorre 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos devem ser colhidos ainda bem firmes e mantidos em depósito para completar a sua maturação.

A principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente. O fruto e as folhas apresentam propriedades medicinais.


PS - A foto foi tirada na quintinha do meu Primo Mário. A informação retirei da Internet.
Broto ou abrolho, arrebento, borbulha, brotação, brotadura, brotamento, gomo, grelo, muda, rebento, refilho, renovo, retonho.

1 comentário:

Isabel disse...

Foi a sobremesa do meu almoço! Gosto muito e é muitíssimo rico em vitamina C, ideal para prevenir-nos contra a gripe!
beijinho e bom fim-de-semana!