Atúm de lata, creme de couve galega e puré de batata

Elaborado no início de uma noite deste frio Inverno, para aquecer.
Para 4 doses. É económico, apesar do atum.

Cozi batatas com pele e depois de cozidas despelei e espremi-as para um tacho onde juntei uma colher de sopa de manteiga, uma pitada de noz moscada, uma chávena de café de leite, pimenta moída e sal q.b. Levei ao lume e mexi, vigorosamente o puré, que ficou espesso. Provei de sal. Reservei.
Abri 3 latas de atum (usei Tenório), escorri-as e desfiz o atum para uma taça. Juntei meia embalagem de Soja creme de culinária (do Pingo Doce) - cerca de 100ml, uns pickels picadinhos (cenoura, pepino e cebolinha). Provei de sal. Reservei.
De uma embalagem de folhas depenicadas de couve galega congelada, retirei a suficiente para o entremeio. Bati-lhes para se partirem em pedacinhos. Escaldei-as em água e sal e escorri-as para um passador chinês. No mesmo tachinho, levei ao lume um pouco de azeite, juntei farinha de milho branco e a seguir leite, para obter um creme ligeiro que a seguir ligou as folhinhas da couve, acrescentadas a seguir. Deixei cozinhar até ligar bem e espessar um pouco. Juntei também os restantes 100ml da embalagem de Soja creme de culinária e temperei com sal q.b. e uns pingos de limão no final. Provei de sal. Reservei.

Numa forma em pirex, em camadas, pus metade do puré de batata, o creme do atum, o creme da couve e terminei com puré. Depois entretive-me a descaroçar umas azeitonas e a picar uns pickels para enfeitar. Levei ao micro-ondas a aquecer, porque esfriou num instante :).

Prá mesa! Marido gostou.

3 comentários:

Fê blue bird disse...

E eu estou com água na boca, Acredite que vou experimentar.

beijinhos

Guidinha Pinto disse...

Que lhe saia bem e lhe saiba melhor, são os maus votos.
Beijo

Guidinha Pinto disse...

*maus não, meus :)