Levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer

Hoje, de novo, dia comprido. Eram praí 7 e picos e estava de olhos abertos. 8 e coisa e a sopa estava quase pronta. Antes que o calor me impedisse de estar na cozinha de fogão aceso, para preparar e adiantar qualquer alimento, pois se falam em 38 graus, decerto vai subir mais. Esta coisa de ser casada, às vezes ponho-me a pensar, é que me obriga a estar na cozinha a fazer comer. Acaso estivesse comigo, decerto não cozinhava tanto. Mas é a «bida»... e eu até gosto de cozinhar.
Vamos mas é à sopinha.

1 alho francês
Uma beringela
Meia couve-lombarda
1 pedaço de abóbora
2 cenouras
Uma endívia
Uma cebola
Uma batata
Uma courgette
Uma concha de azeite
Água q.b.
1 caldo de carne Knorr
Sal q.b.

Lavar bem e cortar todos os legumes em pedaços.
Numa panela grande, colocar o azeite. Juntar os legumes, tapar e levar a lume brando.
Cerca de 20 minutos depois envolver os legumes para misturar sabores. Tapar de novo e deixar estar a cozer no vapor mais 20 minutos.
Depois de cozidos, juntar água quente e o caldo knorr de carne. Ao mesmo tempo, trituram-se os legumes já cozidos. A quantidade de água que se acrescenta, depende dos gostos em obter o creme mais ou menos espesso. Este creme levou cerca de 2 litros.
Provar de sal e acrescentar se necessário.
Distribuir por caixas para congelar. Quatro conchas por caixa, para duas pessoas. Sabe bem ter sopinha feita. Quando apetecer, é só descongelar e aquecer. Este tipo de cremes, amornados apenas, degustam-se muito bem.
Prá mesa!

Sem comentários: