Fácil, rápida e económica e amiga do Colesterol

(*)


Com estes ingredientes, melhor, é impossível.
Em tempo de muito calor as peças de fruta amadurecem depressa e não me dão tempo de serem consumidas na maturação ideal. Quando isto acontece, costumo fazer gelatinas, porque dou sumiço às peças de fruta que vão ficar extremamente maduras e não conseguimos consumir.
Gelatinas às quais junto a fruta madura aos pedaços e muito lá para trás no tempo, juntava também gemas, claras batidas e natas. A relação existente entre o uso de natas, de gemas de ovos e o aumento do Colesterol total é sobejamente conhecida. Então, pura e simplesmente deixei de usar natas cá em casa. Os ovos, não, mas evito-os nesta sobremesa. Ponto final. Os meus cozinhados ficam menos ricos, mas a saúde está em primeiro lugar.
Gelatinas com fruta é uma sobremesa apropriada para os dias de calor que se têm sentido.
Já tinha lido em alguns blogs de culinária o uso de um creme de soja, de origem vegetal, que substitui perfeitamente o uso culinário das natas. Desde então tenho andado em busca e encontrei um. Vende-se num supermercado conhecido. A primeira foto não é mostrada com fins publicitários, mas aí fica para melhor identificarem o ponto de venda.
Não consegui montar como chantilly, mas serviu perfeitamente para esta «bavaroise-à-minha-moda», rápida, fácil, nutritiva e um pouco à «FilipaVácondeus» e os seus ensinamentos sobre como aproveitar os alimentos, em tempos difíceis, mesmo de fome à volta.
Ora bem.
Uma embalagem de duas saquetas de gelatina de pêssego
Uma embalagem de Creme de culinária (de Soja)
Meio litro de água quente
Água fria q.b.
Fruta madura da época (usei 3 pêssegos rosa e 3 bananas da Madeira)

Depois de levar bem os pêssegos, cortei-os às fatias, verticalmente, sem tirar a pele. Descasquei as bananas e cortei às rodelas finas. Num recipiente com capacidade superior a litro e meio coloquei os dois pacotes de gelatina de pêssego e cobri com meio litro de água a ferver. Mexi até derreter a gelatina. No medidor, despejei a embalagem de creme culinário de soja e preenchi o restante com água fria até medir meio litro. Mexi e juntei à gelatina. Juntei a seguir a fruta e mexi de novo, delicadamente. Passei a mistura com uma concha da sopa para caixas com cerca de dois decilitros e meio de capacidade, deixei arrefecer, coloquei tampas e levei ao frio. Pronta quando estivesse solidificada.
Ao jantar, desenformei uma das caixas para um prato, com a ajuda de uma faquinha aquecida em água da torneira quente, passada entre o conteúdo e a forma para despegar bem. Tombou, direitinha no prato. Coloquei por cima fios de molho de morango Topps da Royal, uma coisa espanhola com 20% de fruta e o resto glicose, alguns corantes e outros conservantes, que não aconselho, mas ... não ia de todo fazer um molho de fruta. Com o calor que está quero distância do fogão.
Eu gostei e achei a solução para as minhas simples bavaroises neste Creme de Culinária substituto de natas de origem vegetal. Hei-de experimentar em gelados. Há quantos anos a minha máquina não faz aqueles gelados que gosto, por causa das natas ...
Já estávamos à mesa, não foi preciso chamar :). Marido gostou. Não achou diferença para pior no sabor e consistência da coisa :)
____*____
(*) A embalagem indica 0 mg de Colesterol e 36% na DDR de Lípidos saturados, em cada 200 ml.

Sem comentários: