Sálvia e Erva Cidreira


Sálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica, salveta, chá da Grécia - parece que é assim conhecida.
De origem Mediterrânica é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar.
A infusão é boa para gengivas inflamadas, aftas e dores de garganta e ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica e fungicida.
Infusão: 5 gr de folha em 100 ml de água a ferver durante 10 minutos.
Não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.
Para picadas de insectos, esfregar folhas frescas no local atingido.
Na culinária já fiz vinagre aromatizado de sálvia (1 pé dentro de uma garrafinha de meio litro de vinagre de vinho branco).

Erva cidreira, tão bem cheirosa. Gosto de arrancar uma folha e desfazê-la entre o indicador e o polegar. Que aroma delicioso.
De nome científico Melissa officinalis, é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovais a romboidais ou oblongas.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico -Melissa provém do grego e significa «abelha».
Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a ficar verdes na Primavera. (Fonte: Wikipedia)
Embora hajam no mercado diversas marcas oferecendo este aroma em saquinhos, tendo no quintal não custa fazer um chá: numa xícara de chá de água fervida, juntar uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados. Tapar e deixar abafado por 10 minutos. Coar e bebericar, com ou sem açúcar. É um calmante natural.

Sem comentários: