Vai um cházinho?

Da Lipton, Clear Green, Green Tea Citrus. Na embalagem, a informação nutricional informa que 100 ml deste chá fornece-nos 30gr de flavenóides. Eu faço um bulezinho de chá e tomo-o às refeições, principalmente ao jantar. Com a diversidade de sabores da Lipton (a marca que prefiro) é fácil saborear um deles e acompanhar carnes, peixes ou legumes. É uma questão de hábito.
Já agora que o saber não ocupa lugar na chávena: o Chá é citado pela primeira vez num dicionário chinês, 350 anos A.C.. O seu nome era Erh Ya. No ano 725, os chineses dão o nome ch'á ao chá :)
....................................................*...............................................
O chá é provavelmente uma das fontes de nutrientes benéficos mais surpreendente. Com a excepção da água, este constitui a bebida mais consumida em todo o mundo. O chá verde é proveniente das folhas, recém colhidas, da planta do chá posteriormente vaporizadas, enroladas e secas a altas temperaturas.
É difícil imaginar que um gesto tão simples como beber uma chávena de chá, esconde em cada golo, uma série de substâncias capazes de reforçar as defesas do nosso organismo contra doenças crónicas como o caso das doenças cardíacas ou cancro. Os nutrientes na planta do chá que têm suscitado o entusiasmo dos investigadores são os flavenóides. Estão espalhados por todo o mundo vegetal, milhares de flavenóides, muitos destes com funções antioxidantes. O que significa que são capazes de absorver e neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres que, se deixados no corpo humano, podem causar problemas crónicos, tais como doenças cardiovasculares, cancro, cataratas, inflamações, artrite e até mesmo a doença de Alzheimer. Por exemplo, um estudo, realizado na Holanda 1 apresentou evidências de que pessoas com uma ingestão comprovadamente superior de flavenóides apresentam um risco reduzido de doença cardíaca quando comparadas com aquelas que consomem menor quantidade.
A ingestão de apenas uma chávena de chá contém cerca de 200mg de flavenóides, muitos dos quais são libertados na bebida, durante o primeiro minuto de infusão. No entanto, um tempo menor de infusão leva a níveis mais baixos de flavenóides. Tomar três chávenas por dia, durante duas semanas, aumenta a concentração de flavenóides no sangue em 25%, e, felizmente, as suas propriedades antioxidantes não são afectadas pela adição de leite.
Bebido diariamente em todo o mundo desde há séculos, as propriedades curativas do chá têm sido, desde há muito tempo, exaltadas pelos herboristas chineses, recomendando-o para o tratamento de uma grande variedade de afecções, que vão desde a limpeza das cordas vocais até à melhoria do processo digestivo e o alívio da retenção de líquidos. Hoje em dia, os benefícios para a saúde parecem receber a aprovação por parte dos cientistas ocidentais.
Tirei daqui. Clic e leia mais informação sobre o chá.

Sem comentários: