Tamarilhos e Kiwis

Não me canso de buscar informação sobre os frutos à nossa disposição. E então estes dois. São tão bonitos. Espero não estar a repetir-me.
Tamarilho - Fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C. Do tamanho e formato de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura da ameixa. Os caroços são vermelho escuros, numerosos e comestíveis. Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Eu tenho a sorte de mos ofertarem :). Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias. Os tamarilhos podem servir-se simples e comem-se à colher, como os diospiros. Se necessitas de lhes retirar a casca basta uma imersão durante 30 segundos em água a ferver e depois é só puxar a pele. Crus, são óptimos para saladas de frutas ou legumes. Mas poderão ainda utilizar-se em tartes, pudins, mousses, soufflés, gelados, doces ou bebidas. Numa utilização mais original, experimenta escalfá-los como acompanhamento de carnes assadas.
Fonte: Vaqueiro.pt
Kiwi: Sabia que o kiwi é o fruto mais rico em nutrientes? O facto do kiwi ser uma baga confere-lhe propriedades nutritivas superiores, quando comparado com outros frutos. Estas propriedades nutritivas provêm das sementes que constituem o kiwi e que são naturalmente ingeridas com a polpa. Por outro lado, como não é necessário cozinha-lo para ser consumido, podem-se aproveitar integralmente todos os nutrientes. O kiwi tem pelo menos 8 nutrientes benéficos para a saúde. (Lachance, 1997)
O kiwi é um dos frutos com maior concentração em vitamina C, três vezes superior à da laranja.
Também é uma fonte importante de fibra podendo ser utilizado como laxante natural. Um kiwi, fornece uma dose de fibras crua superior à de um prato de flocos de cereais, com a vantagem de não necessitar de ser acompanhado de alimentos gordos ou doces.
É extremamente baixo em calorias pois 1 kiwi médio fornece aproximadamente 65 Kcal, uma vez que 90% do seu peso é constituído por água.
É um antioxidante natural, o que permite prevenir o cancro e outras doenças. Possui compostos com efeitos preventivos do cancro, doenças cardiovasculares e doenças de foro intestinal.
É uma fonte importante em ácido fólico. Na gravidez, em fase de crescimento e em situações de cicatrização, o ácido fólico tem um papel fundamental. O ácido fólico degrada-se com a cozedura, mas como o kiwi é ingerido em fresco, torna-se uma das únicas fontes deste nutriente.
Os kiwis de Portugal têm características excepcionais devido à conjugação das características de solo e de clima (elevado número de horas de sol) aliado a técnicas tradicionais de produção, assim como à sua colheita tardia, o kiwi português é colhido “maduro”, pelo que os kiwis de Portugal apresentam características de sabor superiores (mais doces e aromáticos).
Tem imensas utilidades em culinária pois pode ser consumido em sanduíches, saladas de hortícolas ou de fruta, em puré, em sobremesas, em bebidas e naturalmente inteiro. Já experimentou cortar um kiwi ao meio e comê-lo com uma colher? Eu já. É delicioso e lindo como um bombom. Um kiwi médio (100g) possui:
Valor energético – 62 Kcal
Gordura Total – 0g
Colesterol / Gordura saturada – 0g
Hidratos de Carbono Totais – 13g
Fibra dietética – 3,3g
Açucares – 12g
Proteínas – 1,3g
Vitamina E – 4mg
Vitamina C – 107mg
Cálcio – 36mg

Sem comentários: