Fofos de Belas


Não resisto quando passamos por Belas. Geralmente depois de um passeio, Marido tem de parar e lá vou eu. A embalagem informa que a casa que os fabrica data de 1850.

Um pouco de história: Importante referência na riqueza gastronómica de Sintra, estes pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, são confeccionados na famosa Fábrica dos Fofos de Belas, criada há já quatro gerações, e agora gerida por Liberdade Fonseca. Os Fofos de Belas, cujo nome inicial era Fartos de Creme, nasceram por criação da mãe de Liberdade, que se lembrou de acrescentar um creme ao pão-de-ló, cuja massa também passou a ser um pouco mais pesada. E não só a receita se manteve inalterável ao longos dos anos, como o próprio forno a lenha onde são cozidos ainda é o original, com a porta de ferro a fazer lembrar os fornos dos palácios reais.

Dicas para a confecção: Para a massa, untar e enfarinhar as formas e pré-aquecer o forno a 180°. Bater quatro claras em neve e reservar. Bater as gemas até fazerem espuma e aos poucos adicionar 225 gramas de açúcar e bater mais um pouco. Peneirar 150 gramas de farinha com o fermento e misturar delicadamente. Juntar a raspa de um limão e as claras em neve. Distribuir pelas formas e levar ao forno 35 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Enquanto isso, preparar o creme colocando quatro colheres de sobremesas de amido de milho numa panela com 50 mililitros de leite frio e mexer bem até dissolver. Levar a lume baixo para engrossar, mexendo sempre. Retirar e adicionar uma mistura de 90 gramas de açúcar com três gemas. Volta a ir ao lume, mexendo até engrossar. Abrir então os bolinhos a meio e rechear com este creme. Polvilha-se com açúcar em pó.

Ainda hei-de fazer um graaaande fofo, seguindo esta receita.

Roubei daqui a história e a receita.

1 comentário:

Luisa disse...

Olá Guidinha,

Não sendo gulosa, adoro estes fofos. Agora fico com água na boca, mas há solução, é lá ir.

Abraço
Luisa