Arroz de espigos com hamburguer de vaca

Na minha Praça de Benfica, ou Mercado, quando quero comprar carne de vaca, penso que tipo de refeição pretendo. Pode ser em amburguer. Escolho a peça, geralmente para estufar, limpa de peles e gordura à vista e peço para picar e transformar no típico hamburger americano, sem misturar outro tipo de carne ou tempero. Marido pede dois, um chega-me perfeitamente. Trago cerca de uma dúzia dentro de uma caixinha pronta a congelar. Eles, lá no "meu" talho, são assim :)
Para esta refeição coloquei uma frigideira anti-aderente ao lume, derreti nela uma colher de sobremesa de Becel-cozinha (poderia ter sido azeite), salpiquei de alho em pó e coloquei com cuidado os amburgueres. Com uma espátula, calquei bem a carne, polvilhando de novo com alho em pó e uma pitada de gengibre também em pó. Depois virei as peças e salpiquei de sal. Calquei mais um pouco a carne e quando senti que estava suculenta, mas bem passada, retirei do lume. Entretanto o arroz estava acabado de fazer.

São apenas os "espigos" que tiro do molho de grelos para fazer o arroz. Espigos são as pontas, que os canários tanto gostam. O que fica é depois para cozer com bacalhau ou pescada.
O meu arroz de espigos é feito assim: Num tachinho anti-aderente coloquei um bom dente de alho amassado, uma colher de sobremesa de salsa desidratada, uma folha de louro e uma pitada de sal, num fundo de azeite. Quando o alho começou a deitar aroma, juntei água a ferver e provei de sal. Juntei arroz Agulha Lezíria (1 chávena de arroz para 3 chávenas de água) e mexi. Marquei 10 minutos após o que acrescentei os espigos escorridos de água por cima e tampei o tacho. Marquei 2 minutos. Tirei a tampa e remexi debaixo para cima com um garfo, o arroz para misturar com os espigos. Mas não muito.
Depois foi fazer o prato. Arroz de espigos com os amburgueres, "enfeitados" um com molho de tomate, o outro com mostarda Savora.
Rápido, fácil, económico, nutricional.

Obrigada Laura, pelos espigos.

2 comentários:

Luisa disse...

Adoro arroz de espigos, e gostei deste seu post.

Guidinha Pinto disse...

Obrigada pelo comentário.