Lichias em gelatina de frutos silvestres

Costumo fazer gelatinas no Verão, mas no tempo frio também. Cada embalagem da Royal traz dois pacotes e costumo utilizar ambos. Para além disso, gosto desta marca. Ora bem. Podemos variar os sabores. Podemos colocar colorida fruta em pedaços ou fatias lá para dentro, enformar de vários feitios e fresquinha sabe sempre bem, para além de poder ser um regalo para os olhos.
Cada dois pacotes dá para 1 litro de líquido. Meio litro tem de ser a 100 graus Centígrados, para se poder dissolver muito bem a gelatina. Depois o outro meio litro pode conter diversos ingredientes. Natas, sumos, gemas de ovos batidos com açucar, por exemplo. E fruta. Variada. Por vezes, quando tenho frutas com fartura cá em casa e não conseguimos consumi-las sem que se estraguem, lá vou eu fazer uma gelatina de qualquer sabor. Por acaso, tirei foto a esta e por isso aqui fica a receita.
1 embalagem de Gelatina Royal de Frutos Silvestres (os dois pacotes)
2 embalagens de Natas Mimosa (nata cremosa para bater) batidas, que equivalem a 4 dl, PORQUE não tinha iogurtes em casa
5 dl de água a ferver
1 dl de água fria
1 lata de lichias escorridas

Fazer a gelatina como mandam as instruções e no final deitar a água fria e as nastas batidas. Misturar bem. Por último adicionar as lichias escorridas. Pôr em forma humedecida de água e / ou em taças. Levar ao frigorífico para solidificar. Depois de desenformar reparei que a côr ficou rosa-alilasada, envolvendo os frutos brancos. Ficou pouco doce e o «provador» deliciou-se :)

A gelatina, como já sabemos, faz bem ao cabelo e às unhas. As natas, bem, devem ser usadas sem desvario, só de vez em quando, por causa da gordura. Quanto ao fruto lichia, o valor nutricional é: rico em minerais e vitaminas, contendo por l00g de polpa: água (82,lg), calorias (65), proteína (0,8g), gorduras (0.4g), carboidratos (l6,3g), fibras (0,2g), Ca (l0mg), P (29mg), Fe (0,3mg), Na (3mg), K (l70mg), Tiamina (0,50mg), Riboflavina (0,60mg), Niacina (0,6mg) e Vitamina C (50mg). Informação tirada da NET.

Estas lichias que utilizei foram de conserva, por isso devem ter perdido algum dos diversos componentes acima indicados.

3 comentários:

Larana Colorida disse...

simplesmente deliciosooooooooooo

beijinhos:))

Unknown disse...

Hoje, pela primeira vez visito o seu Blog e já copiei a receita de caldo verde,bem diferente da maneira que faço, mas com tão bom aspecto... não resisti.
Sou portuguesa, da Serra do Caramulo, como você sou Secretária aposentada e vivo no Brasil (Rio de Janeiro) desde criança.Gostei muito de "conhece-la". Até breve!
Dília Lopes

Isabel disse...

que sobremesa deliciosa!
beijinho.