Carapauzinhos fritos com arroz de feijão

Um petisco.
Carapauzinhos q.b., arranjados de tripas (peço ao peixeiro do Mercado de Benfica e ele arranja: si pédi com essi sôrriso, tenho de os arranjar, ?)
Dentro de um passador grande de rede ponho os carapaus e umas pedras de sal grosso por cima. Abano o passador e deixo ficar pelo menos 1 hora para tomarem de sal.
Entretanto faço o arroz de feijão. Quando não tenho feijão cozido, vai de lata mesmo.
1 lata das pequenas de feijão manteiga da Compal
Arroz Thaï, para duas pessoas (2 chávenas de café)
6 chávenas de café de água
1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, 1 folha de louro, azeite, sal q.b.
Faço um refogado leve com o azeite, a cebola e mais tarde o alho. Junto a água quente, a folha de louro, sal q.b. Quando estiver a ferver, junto o arroz. Mexo, tapo e reduzo ao mínimo o tacho, marcando 10 minutos.
Entretanto escorro o feijão. Passo os carapaus por água corrente e coloco-os lado a lado em folhas de papel de cozinha, para ficarem sequinhos. Ponho uma frigideira estreita e funda ao lume com óleo e uma côdea de pão, a aquecer. Logo que a côdea começa a girar, pego em meia dúzia de carapauzinhos pelo rabo, passo-os por farinha e sacudo-os bem. Vão à frigideira e depressa fritam. Retiro-os com uma escumadeira e ponho-os a escorrer em papel de cozinha.
Entretanto os 10 minutos já passaram e junto-lhe os feijões escorridos - envolvo tudo com um garfo e após levantar fervura salpico com umas folhinhas de coentros (opcional)
Carapaus na travessa e tacho na mesa. O frasquinho de Tabasco vermelho, para salpicar aqui e ali, o arroz. É só sentar.

Sem comentários: