Pasteis de bacalhau


Cá está o fiel amigo como base: o bacalhau. Prato típico português. No Norte chamam-lhe bolinhos de bacalhau. Desde que me lembro, é um dos pratos de casa. E para pic-nics? Vão sempre bem. É por vezes complicado fazer bem estes pasteis derivado à qualidade da batata. A que melhor se adequa a esta receita é a batata farinhenta, de polpa branca e pele de tigre.
Esta receita faz uma refeição se acompanhados de uma boa salada - alface, tomate, pepino, cebola nova - ou de um arroz de tomate, ou de um arroz de grelos ou um arroz de berbigão.
A quantidade de ingredientes pode variar. Se a batata for o dobro do peso do bacalhau, ficam pastéis mais fofos. Há quem utilize apenas gemas de ovos. Nós preferimos que o bacalhau e a batata tenham o mesmo peso, porque ficam mais espessos e ricos no dito e batemos os ovos inteiros. Não utilizo cebola picada.

Faço assim:

bacalhau 300 g

batatas para cozer 300 g

ovos 4 médios

salsa 1 ramo

sal e pimenta q.b.

óleo q.b.

Cozo as batatas inteiras e com pele depois de muito bem lavadas, de 30 a 35 minutos, em tacho com água e sal, semi-tapado.

Cozo o bacalhau noutro tacho durante 10 minutos. Retiro as peles e espinhas ao bacalhau e desfio-o, esfregando-o dentro de um pano limpo. Depois das batatas cozidas, escorro-as e pelo-as. Corto-as e passo-as no passe-vite, para as reduzir a puré.

Escolho, lavo e pico a salsa. Bato os ovos. A quantidade dos ovos pode ser ajustada ao tamanho destes e da qualidade das batatas.

Com as mãos, misturo as batatas e o bacalhau em fios até ficar uma massa homogénea. Depois acrescento a salsa e os ovos, amassando mais um pouco. Provo de sal. Moo pimenta preta salpicando a massa.

Com o auxilio de 2 colheres embebidas em óleo moldo os pastéis, fritando-os de seguida em óleo abundante e muito quente, até alourarem um pouco. Poucos de cada vez, que eles gostam de dançar no óleo. Afinal, todos os ingredientes se encontram já cozidos.

Escorro em papel absorvente e .. estão prontos.

1 comentário:

Unknown disse...

nham nham!!
Beijinhos e bom fim de semana!