Pézinhos de porco de coentrada



Ingredientes:
6 pés de porco (abertos ao meio, serão 12)
sal
2 cebolas médias
4 dentes de alho
2 cenouras
2 colheres (sopa) de banha
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 chávena de caldo de de cozer os pés
pimenta
coentros frescos

vinagre

Confecção:
De véspera, salguei os pés de porco com bastante sal. No dia seguinte, deixei-os de molho em água, durante alguns minutos (30) para retirar o excesso de sal. Raspei-os com uma faca.

Cozi-os, cobertos de água até ficarem macios,cerca de 15 minutos, em panela de pressão. Apaguei o lume e deixei arrefecer a panela, naturalmente, sem a despressurizar.

Escorri-os para dentro da bacia e deixei-os arrefecer. Desossei e cortei-os em pedaços grandes. Numa caçarola, aqueci a banha e o azeite, refoguei ligeiramente as cebolas, os dentes de alho picados e as cenouras cortadas em pedaços.
Quando a cebola começou a alourar, juntei-lhe a farinha em chuva, mexendo bem.
Refoguei mais um pouco e adicionei o caldo da água de cozer os pés. Deixe ferver e juntei-lhe os pezinhos. Aconcheguei-os bem no molho.
Rectifiquei o sal, temperei com pimenta em grão moída e polvilhei com coentros picados.
Deixei apurar bem. Se achasse necessário, juntaria um pouco mais de caldo.

À parte, cozi em água e sal, duas chávenas de café de arroz Thaï durante 12 minutos. Escorri.
Servi os pezinhos de coentrada quentes sobre fatias de pão frito em azeite, com arroz branco ao lado.

Notas:
1 -O molho deve ficar um pouco espesso e verde.Os pezinhos devem comer-se muito quentes. Depois de preparados, podemos juntar 2 ou 3 ovos batidos, que se misturam e deixam cozer.
2 - Nos dias de hoje, os pés de porco são vendidos muito limpos. Não necessitam dos cuidados de antigamente (passá-los pelo lume, escaldá-los e raspar para limpar muito bem). Torna-se portanto mais fácil confeccionar este prato, de origem alentejana, que muito apreciamos.
3 - Os pezinhos de porco são os mais apreciados, mas os de borrego e os de carneiro também contam muitos admiradores. Costumo fazê-los como a dobrada, só que em vez de feijão branco, junto grão.

Sem comentários: