Alhada de pescada com puré de batata

Gosto da gastronomia alentejana, no que toca a sabores e a cheiros. Alhos, coentros, azeite e sal. 4 ingredientes que amassados, misturam os seus sucos que nós cá em casa, alfacinhas de gema, gostamos muito. Lembrei-me de fazer este prato e como ficou muito saboroso logo à primeira, publico-o. É rápido.
De uma embalagem de lombos (estes foram da Pescanova), tirei 4. Salpiquei-os de sal marinho, pimenta preta moída e sumo de limão.

Arranjei um molho de coentros, limpei-o de folhas e talos, passei debaixo da torneira e sequei-os numa folha de papel de cozinha. Cortei-os em pedaços e coloquei-os num triturador, juntamente com umas pedras de sal marinho, um fio de azeite e 3 dentes de alho sem pele. Bati e a pasta obtida foi colocada num tacho, com um pouco mais de azeite.


Deixei o aroma aparecer, em lume baixo; fui mexendo, sem deixar fritar, sempre em lume baixo. Misturei num copo, 1 colher de sobremesa de farinha Maizena (amido de milho) a dois dedos de vinho branco. Mexi bem e envolvi no creme. Coloquei de imediato os 4 lombos e abanei o tacho para que o molho os cobrisse. Deixei cozer, lentamente 12 minutos. Espremi meio limão e abanei o tacho. Apaguei o lume. Fiz um puré de batata, de pacote (da Maggi, é óptimo).

No prato, duas colheradas de puré de batata com azeitonas pretas espetadas, lombo de pescada e molho. Hummmmm!!! Não é por nada, mas ficou divino.

Sem comentários: