Preparação para o Doce


Fotos de GuidinhaPinto
Quando em Lisboa, fui tirar dos sacos e guardar os marmelos. Limpei os tocados com uma faquinha, mas fiquei a ganhar coragem para os transformar em doce e em geleia.
Quando olhei para eles, na 2ª feira, pensei: Tenho de fazer alguma coisa senão eles estragam-se.
Veio a disposição e a coragem. Mas nunca calculei o peso deles! Agora sei. 7 quilos!
Céus! Pensei. Vou lavá-los a todos e olhar para eles.
Vou aproveitar na íntegra (polpa e pele) os saudáveis. São tão bonitos e sãos.E pus mãos à obra.
Cortei os saudáveis em 4 e cada um deles em pequenos pedaços para dentro do tacho maior que tenho.
Num recipiente, tipo alguidar, fui pondo os centros dos marmelos, onde se encontram as sementes.
Pesei os pedacinhos - cerca de 3 quilos.
Coloquei os pedacinhos dentro da panela.
Despejei 2 pacotes de quilo cada de açucar branco e reguei com 2 dl de água.
Misturei como pude, pus no bico mais largo, mas quase no mínimo de gás. Tampei. Marquei 30 minutos.
Continua ...

Sem comentários: