Gelado de Chocolate

Fotos de Guidinha Pinto
Abri para uma taça 1 lata grande de leite condensado - cozido 30 minutos na panela de pressão e aberta a lata depois de esfriar completamente. Bati com a batedeira o leite. Juntei 3 gemas sem a pele* e duas tabuletes de chocolate (200 gr, marca fin carré com 78% de cacau, à venda no Lidl*+) derretido em banho-maria juntamente com 1 pacote de natas para culinária Longa Vida. Bati fortemente para que o creme de chocolate ainda quente desse uma cozedura às gemas de ovo. Bati as claras em castelo duro e envolvi no creme. Despejei este preparado na máquina de fazer gelados e segui as instruções (15' a trabalhar). Depois verti o preparado para caixas-dose e coloquei no congelador. Antes de me servir, tiro o gelado para a parte de baixo do frigorífico e espero 20 minutos, para que ele fique cremoso. Mas se não tivesse a máquina de gelados, faria como quando não tinha a máquina de fazer gelados. Poria o preparado numa caixa no congelador e de meia em meia hora, batê-lo-ia. Repetia a operação 3 vezes. E dividi-lo-ia, em caixas-dose antes de o congelar de vez =O
*A pele que envolve as gemas (membrana celular ou citoplasmática) dá o terrível "gosto a ovo" a qualquer preparado que não vá ao lume. Se se peneirarem as gemas, a membrana fica retida.
**De novo o Lidl. Não sou accionista, mas de facto há produtos – como o chocolate com 78% de cacau – que não há à venda noutros locais, a preço tão económico.

Posted by Picasa

3 comentários:

Paulo Sempre disse...

Héeeeeeeeeeeeeeeeee, que doçura..
Gelados.... upsssssssss, loucura.

Beijo

Paulo Sempre disse...

Obrigado pela visita.
Os gelados são a minha «perdição».
Paulo

Manel do Montado disse...

Ai, ai, ai...é mesmo pra engorda. Que se lixe.
Obrigado pela visita e...
Bjinho