Beterraba em pickle

Fotos de GuidinhaPinto

Não vou aqui falar da fartura de coisas verdes, frescas, que primo Mateus nos ofereceu há uma semana, quando fomos à Serra. Só da beterraba que ele segura na sua mão direita. Dá para ver? Eram duas, iguais, a outra está dentro do alguidar, com cerca de 400gr cada. Como a cavalo dado não se olha o dente, eu nada disse. Mas no nosso próximo encontro, lá para Setembro, vou informar o meu primo Mateus que as folhas de beterraba são muito nutritivas e não devem ser postas de lado quando as apanhamos e preparamos a raiz. Elas contêm cálcio, beta-caroteno, ferro e vitamina A. Simplesmente picam-se as folhas e cozinham-se da mesma maneira que o espinafre. Faz um bom esparregado ;) No entanto, creio que as cabrinhas dele ficariam a perder.

Para se cozinhar a beterraba é importante que se esfregue a casca para limpá-la bem, sem no entanto a remover. Se as comprar cruas para cozer, prefira as mais pequenas, que para além de serem mais tenras cozem mais rapidamente. Se a beterraba for descascada prèviamente, a sua cor perde-se na água da cozedura e isso não só a deixa com um aspecto “anémico”, como também pode manchar a panela e os utensílios. Por isso, coze-se e descasca-se depois.

As beterrabas ficam deliciosas se embrulhadas em papel alumínio e assadas com um pouco de manteiga e vinagre balsâmico, ou raladas cruas para uma salada ou se em quantidade mais que suficiente e antes que se estraguem, um belo sumo. O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e têm-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Se o sabor deste sumo não lhe agradar muito, misture com sumo de laranja e/ou cenoura. Apesar das beterrabas conterem mais açúcar do que a cenoura, por exemplo, elas mantêm um sabor extremamente “a terra”, que vem de um componente químico chamado geosmina. A cor vermelha intensa da beterraba deve-se a um pigmento chamado betacianina. Por causa dele, a minha máquina de sumos mudou de côr!

Nós por cá não apreciamos muito a beterraba cozida, consumimos crua, em saladas, em sumos e em pickle. Pensei que a única maneira de ir degostando aquela beterraba sería fazê-la pickles. É sobre a conserva que vou escrever. E tem durado ...

Lavei com uma escovinha e descasquei 1 beterraba. Cortei-a aos cubinhos. Coloquei os cubinhos dentro de uma caixa de vidro e cobri-os com vinagre de sidra. Tapei a caixa e coloquei-a no frigorífico. Acompanha pratos de carne e saladas, como um pickele. Fácil, não?

Informação nutricional: A beterraba contém algum ferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contêm fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.
Valor nutricional de 100g de beterraba crua (*):
48,9 calorias9 g de glúcidos (hidratos de carbono)
3 g de proteínas0,1 g de lípidos (gorduras)
32 mg de cálcio
40 mg de fósforo
2,5 mg de ferro
351 mg de potássio
150 µg de ácido fólico
5 mg de vitamina C
2 g de fibras
(*) Os valores nutricionais da beterraba cozida ou em conserva não diferem muito dos da beterraba crua.
Informações dietéticas buscadas na NET.

Sem comentários: