Capilé fresquinho!

Quantos de nós se lembram das garrafas que as mães e avós compravam de Xarope de Capilé e de Xarope de Groselhas? Não havia o hábito de consumo de refrigerantes, como hoje. A maioria dos líquidos engarrafados são refrescos, não são sumos. Porque não voltar à antiga mania de fazer refrescos em casa, com produtos naturais?
Nas prateleiras dos hiper's estão lá, a venda. Baratíssimos. Não resisti. O calor deve vir aí, mais dia menos dia. Vai um capilé fresquinho? É só preciso juntar água, gelo e uma boa casca de limão, ao xarope.
Para a próxima ida ao hiper, trarei o de Groselha.

Tirei de um blog:
«O XAROPE DE CAPILÉ
Ora aqui está uma originalidade portuguesa de receita muito antiga, já incluída no Cozinheiro Moderno, impresso em 1780. O Xarope de Capilé, confeccionado a partir de frondes de avenca e com um toque de água natural de flor de laranjeira, dilui-se com água para obter um refresco ligeiramente doce, subtilmente perfumado, muitíssimo refrescante. Serve-se com gelo e uma casca de limão, em qualquer ocasião.

O XAROPE DE GROSELHA
A groselha é o refresco clássico português, perfeito para o nosso clima ameno, com o seu sabor frutado e doce, subtilmente cortado pelo travo ácido da fruta. Partindo de receitas antigas, preparámos este xarope com as mais vermelhas bagas degroselha natural e muita paciência e dedicação, para refrescar e deliciar quem o beber. »

Já para não falar no Mazagran. Ou nas limonadas. Fica para a próxima.

Posted by Picasa

Sem comentários: