Cataplana de bacalhau




Mais um prato tradicional. Bacalhau. Com quê? Com pimentos e na cataplana. Para dois.
Guardo geralmente as postas da cabeça para este prato. Depois de retiradas as peles e espinhas, consigo cerca de 3 peças de bacalhau limpo, por cabeça. Dois desses pedaços ficam com as barbatanas, para dar sabor ao caldo.
Descasco duas batatas roxas e corto às rodelas. Descasco duas cebolas novas e corto às rodelas.
Descasco quatro dentes de alho e corto às fatias. Preparo meio pimento verde e meio pimento vermelho, retiro as sementes e corto às tiras largas. Espremo dois bons tomates vermelhos e maduros e corto em quatro, conservando a pele.
Depois é colocar estes ingedientes às camadas dentro da cataplana, em cama de um bom azeite. Começo com metades das cebolas, dos alhos, das batatas, do tomate, do bacalhau e repito outra camada. Por cima rego com azeite, salpico com salsa picadinha e uma pimentinha vermelha às fatias e raspo um caldo de peixe da knorr sobre tudo.
Depois fecho a cataplana, ponho em lume brando e deixo ficar cerca de 30 minutos. A meio da cozedura, com cuidado, agarro na cataplana e ando à roda com o interior, para misturar os sabores.
Não leva água. Coze tudo no vapor dos legumes e do bacalhau. No final, provo o molho de sal. Geralmente não é necessário acrescentar.
O caldo é muito bom para quem gosta de pão alentejano às fatias muito fininhas, no fundo do prato, servindo a caldeirada por cima.

Prá mesa!

Sem comentários: