Physalis - Um fruto? Uma flor?

O sol estava intenso naquela tarde de Domingo. Fomos visitá-los. Depois dos cumprimentos, a visita aos mimos. O que por ali vai! Olhando a trabalheira que o faz não dormir bem, ai doí aqui e ali também, às vezes mancando um pouco, fico orgulhosa de ter na família alguém que não pára, quase com 70 anos. Trabalhar a terra, mesmo por «desporto», é cansativo. Estava eu clicando as batatas que estão com rama alta e já com flor, quando ouvi: Não és tu que gostas disto? Denotei um tom de orgulho na voz. Virei-me e olhei. Já estava a colher alguns para um saco. A planta estava enorme, e afinando melhor a pupila do olho por causa da luminosidade, lá estavam os frutos presos por um pé, imensos, cor de palha, que facilmente se deixaram colher. Então não gosto!? São para mim? Obrigada!
Dão às carradas na quinta do meu Primo Mário. Já em casa tratei-os com mais cuidado que se fossem ovos. Com leveza de gestos, depois de os colocar numa cama de verga, abri um. As pétalas secas - que lembram papel de arroz, mais fino ainda e rendilhado - unidas em forma de balão a proteger aquela bolinha redonda, pequena, amarela / alaranjada, rija ao toque, com uma pele protectora e ainda por cima doce ... olhei melhor: será um fruto ou uma flor? E foi só dar uma dentadinha e ele desapareceu, tal o seu tamanho. Sem sumo, sabor a citrino, mas não laranja, ou lima ou limão, deixa-se degustar simplesmente. Ou parece que não.
Pesquisei. Quem quiser experimentar Bombom de Physalis, que deve ser uma delícia, pode preparar a receita indo a http://www.leitecondensado.com/?p=578.
Eu ainda não me dispus a fazê-la.

Sem comentários: