Bacalhau assado, açorda de tomate e espargos fritos

Numa frigideira anti-aderente, passar um fio de azeite e deixar fritar pontas de espargos verdes. Sapicar com umas pedrinhas de sal. É só abanar a frigideira e eles vão virando, caramelizando, ficando crocantes. A única maneira de eu degustar espargos.

Bacalhau assado no Crisp do Micro-ondas
Açorda de tomate sequinha é um bom acompanhamento para este bacalhau. E para peixe frito também. Simplesmente uma forma de aproveitar o pão que vai secando com este calor. Aí fica.

Para a açorda:

Uma cebola
Quatro colheres de sopa de tomate frito da Knorr (de frasco)
Alguns coentros picados
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal q.b.
Piripiri
Pão de mistura de véspera

Primeiro ponha o pão cortado em fatias de molho em água fria. Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola picadinha e os dentes de alho picados. Mexa de vez em quando até ficarem translúcidos. Junte a polpa de tomate frito. Misture. Deite umas sementinhas de piripiri. De seguida junte água quente temperada com um pouco de sal e aguarde ferver. A seguir é que vem a canseira.

Esprema o pão demolhado, vá juntando e batendo a açorda com uma colher de pau, até verificar que é pão suficiente para a açorda pretendida. Eu fiz a olho, não medi as quantidades. Mas quem é que não sabe fazer uma açorda, né? Sei que posso ir juntando mais pão demolhado ou mais água, dependendo da consistência que lhe quero dar e da quantidade que preciso também. Depois retire do lume verifique os temperos junte os coentros picados envolva bem e sirva. Eu fiz dois montinhos por prato, com ajuda de duas colheres de sopa, a modos como se fazem os pastéis de bacalhau.

Prá mesa!

Sem comentários: