Salada de Búzios




Chegou o tempo morninho. Já apetecem coisas frescas. Esta salada de búzios é muito agradável e fácil de fazer. Serve de entrada ou mesmo de refeição, se juntar-mos mais umas coizinhas. Umas azeitonas (temperadas com alho em pó, um fio de azeite, umas folhinhas de oregãos e algum vidrado de casca de laranja) uns camarões de Madagáscar (são os que nós mais apreciamos) e no final uns morangos nacionais ao natural ou talvez salpicados com um pouco de açúcar mascavado claro.
Um pacote com 700 gr de Búzios cozidos e congelados (comprei no Continente). Deixei descongelar. Passei levemente por água. Cortei aos pedaços. Coloquei numa taça grande, salpicados de um molho de coentros e meia cebola nova muito picadinha.
Numa garrafa de plástico que conteve água (guardo sempre algumas depois de vazias) pus 3 dl de azeite Chaparro, 1 dl de vinagre de Sidra, umas pedras de flor de sal e uma colher de sobremesa de mostarda Savora. Tapei e agitei bem. Tornou-se num molho amarelo-esverdeado com o qual temperei em abundância o conteúdo da taça. Envolvi bem os ingredientes e deixei em repouso um quarto de hora. Passado algum tempo, fica pronto a deixar-se degustar.
Prá mesa!

7 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

Tentadora esta salada...hei-de experimentar...

Rita Múrias disse...

Ui, parece deliciosa!
Vou fazer de certeza! Não sabia que o Continente vendia búzios congelados, vou investigar :)

Luisa disse...

Gosto muito, pena que cá em casa não apreciem.

Boa semana

Marota disse...

Obrigada pela receita, quando encontrar aqui pela zona búzios hei-de experimentar.

O chicharo grilhado com molho à espanhola comi no restaurante Carochinha na Av. Eduardo Jorge na Amadora. Infelizmente não me lembro do n° da porta - para orientação: entre rua do Outeiro e rua Vicente Esteves. Cumps Isabel

Guidinha Pinto disse...

Obrigada Isabel.
Fique bem.

disse...

Esta salada deve ser fenomenal!!!
que aspecto maravilhoso!
a ver se me lembro de comprar buzios quando estiverem à venda.

Álvaro disse...

Obrigado pelo conselho, hoje mesmo comprei buzios cozidos e congelados e vou experimentar agora mesmo