A 1ª. receita de bolo de chávena

Já tinha lido. Um bolinho para o lanche, rápido, batido e cozido dentro de uma caneca no forno micro-ondas? Fui à procura e tirei a receita daqui. Vamos a isso.
Segui a receita. Escolhi a maior caneca de chá que tenho e bati os ingredientes. Levei ao forno micro-ondas durante 11 minutos. Depois fiquei a olhar e a partir do nono minuto ... parecia uma fonte de chocolate a transbordar da caneca.
Era de prever. Faltavam dados importantes na receita. É que uma receita culinária, principalmente de um bolo, é um preparado químico. As doses devem ser exactas (o mais possível). As colheres devem identificar-se como de sopa, de sobremesa, de chá ou de café e para além disso podem ser rasas, cheias ou de mãe (como diria Ana Maria Braga quando o seu programa passava nas nossas televisões. Aliás, tenho saudades do Louro) :). Adiante. Mesmo assim, há diversos tamanhos de colheres de sopa:)
Também é importante indicar a temperatura do forno, em graus ou watts. Não só para os convencionais mas para os micro-ondas também. O meu micro-ondas, vai dos 350w aos 650w. Este bolo coze em 11 minutos, mas a que temperatura?
Depois do sucedido, foi uma trabalheira. Perdi imenso tempo na cozinha por causa de um *queque*. Ainda se desse para mais lanches ...
Desenformei o bolito com ajuda de uma faca. Olhei-o, na palma da minha mão. Coitado, nem se endireitava. Marido ria. Ficou muito macio (provei umas migalhas) mas sem graça, tosco mesmo. Parti-o ao meio e esguichei para cada cada metade, xaropes de morango e de chocolate.



Esta foi a receita que copiei.
1 ovo, 3 colheres de sopa de óleo, 4 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de farinha, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de café de fermento.

Preparação: Bata o ovo já dentro da caneca onde for fazer o bolo. De seguida deite o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e misture tudo muito bem. Deite a farinha e o fermento e mexa até ficar bem envolvido. Leve ao micro-ondas durante 3 minutos.

...º...º...º...
Esta é a receita que penso vai dar certa na próxima tentativa.
1 ovo médio, 3 colheres de sopa de óleo, 4 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sopa RASAS de chocolate em pó, 4 colheres de sopa RASAS de farinha, 4 colheres de sopa RASAS de açúcar, 1 colher de café RASA de fermento.

Preparação: Bata o ovo já dentro da caneca onde for fazer o bolo. De seguida deite o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e misture tudo muito bem. Deite a farinha e o fermento e mexa até ficar bem envolvido. Leve ao micro-ondas a 650w, durante 3 minutos.

Sem comentários: